quarta-feira, 19 de maio de 2021


Após o anúncio de que a União Europeia pretende reabrir as fronteiras em junho para turistas vacinados, viajantes brasileiros renovaram as esperanças de visitar o Velho Continente ainda na temporada de verão 2021.

Anúncio dos novos requisitos para turismo na Europa

A notícia saiu nesta quarta-feira, 19 de maio, após encontro da Comissão Europeia. Em reunião no início deste mês, os membros propuseram o relaxamento das restrições de viagem de turismo na Europa. Agora aceitaram a proposta, mas ainda não confirmaram exatamente os requisitos, que estão para receber aprovação e vir a público ainda nesta semana.

Possíveis critérios para turistas entrarem na Europa

O que se sabe da proposta até agora é que ela pode contemplar, mas não se limita, a viajantes que:

* Estejam totalmente imunizados contra Covid-19 com vacina aprovada pela Comissão Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

* Vacinas aprovadas: Pfizer-BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson, AstraZeneca e Sinopharm

* Venham de países considerados seguros quanto à pandemia, independentemente de vacinação:

* Países já liberados: Austrália, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia e China

O critério ora definido para classificar um país como seguro é ter incidência de novos casos abaixo de 75 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Sendo assim, a lista se atualizará a cada quinzena.

Por enquanto, o Brasil não atende aos requisitos, porque o país tem 395 casos por 100 mil habitantes. Além disso, a maioria dos brasileiros se imunizou com a Coronavac, ainda não aprovada pela Europa nem pela OMS.

Dessa forma, a reabertura da Europa para turistas brasileiros vacinados ainda não é certa. Contudo, precisamos esperar pelo menos 2 fatores para tirar conclusões:

1- Aprovação e divulgação das regras definitivas pelo Conselho Europeu

2- Definição por cada país europeu dos próprios protocolos de entrada

Está prevista autonomia para as nações adotarem medidas adicionais ou mesmo relaxarem mais um pouco os critérios para a entrada de turistas vacinados, o que pode incluir brasileiros.

Esperança para brasileiros viajarem à Europa

Apesar das limitações iniciais, a notícia dá esperanças para turistas brasileiros poderem viajar à Europa novamente.

Para brasileiros imunizados com vacina aprovada na Europa ou OMS, como Pfizer-BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson, AstraZeneca e Sinopharm, a expectativa é maior ainda. Isso engloba quem se vacinou nos Estados Unidos.

Percebe-se que autoridades estão claramente se movimentando para receber viajantes na temporada de verão, sem comprometer a segurança tanto dos europeus quanto dos viajantes. Tal realidade também se aplica aos Estados Unidos. O exemplo mais claro é Nova York, que está vacinando turistas, inclusive brasileiros.

Nesse sentido, ainda existem protocolos de biossegurança, como a utilização de máscaras (veja quais você pode usar no avião), ocupação limitada em hotéis e pontos turísticos, horários comerciais reduzidos e higienização de superfícies em geral.

Certificado Digital Verde para viajantes

Sejam quais forem os requisitos anunciados pela Comissão Europeia, que devem vir a público ainda nesta semana, uma das formas de colocá-los em prática é o Certificado Digital Verde.

Trata-se de uma tecnologia já em teste, na qual os turistas conseguirão, por meio de um aplicativo no celular, provar que estão livres da Covid-19.

Para tanto, devem atender a pelo menos um dos requisitos:

* Totalmente imunizado com vacina aprovada na Europa ou OMS

* Não infectado portando teste negativo de Covid-19

* Curado da doença

A Espanha é um dos países que anunciou a reabertura para viajantes do mundo todo, caso o projeto piloto do Certificado Digital Verde dê certo.

Enquanto esse certificado não fica pronto, os países europeus adotam métodos próprios para comprovar o estado de saúde dos viajantes, como apresentação do resultado negativo de Covid-19 impresso.

Informação Completa: Passagens Imperdíveis 

0 comentários:

Postar um comentário