segunda-feira, 24 de maio de 2021

Durante a Conferência Mundial Virtual, realizada entre 17 e 19 de maio, mais de 80 ministros e vice-ministros adotaram a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Na ocasião, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fez um apelo para que a EDS se torne um componente central de todos os sistemas educacionais, em todos os níveis, até 2025.

Ao adotar a EDS, os representantes das nações se comprometeram com a promoção de medidas concretas para transformar a aprendizagem para a sobrevivência de nosso planeta. A Conferência, que contou com mais de 10 mil espectadores, foi organizada pela UNESCO em cooperação com o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha e, como parceiro consultivo, a Comissão Nacional da Alemanha para a UNESCO.

Transformando o ensino - A Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável descreve uma série de políticas para transformar a aprendizagem, abrangendo ensino, treinamento profissional e engajamento cívico. Também destaca a necessidade de implementar a EDS com foco em habilidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, habilidades de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência.

O debate tomou como base uma publicação da UNESCO, que analisou em detalhes os planos e os currículos de educação de 50 países. Em sua análise, a organização descobriu que mais da metade desses planos e currículos não fazem qualquer referência à mudança climática, e apenas 19% deles tratam sobre biodiversidade.

Em uma entrevista, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, descreveu a educação como uma "ferramenta poderosa para transformar nossa relação com a natureza". A chanceler alemã Angela Merkel, por sua vez, frisou a importância do EDS para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: "Precisamos de capacitação para que o desenvolvimento sustentável não seja um privilégio de poucos, mas, sim, acessível a todas as pessoas. O sucesso do programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030 nos aproximará de todos os ODS".

Ao longo da Conferência, os países compartilharam planos para integrar a EDS. A ministra federal alemã de Educação e Pesquisa, Anja Karliczek, compartilhou os compromissos de 18 países da União Europeia em implementar o marco de ação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável para 2030, e a destacou como um impulsionador para o cumprimento de todos os ODS.

Falas importantes - Laurent Fabius, que presidiu a 21ª Conferência do Clima (COP 21), ocasião em que o Acordo de Paris foi selado, afirmou que “a luta contra a mudança climática começa na escola”. Ele lembrou dos compromissos do Acordo de Paris com a educação e pediu maiores esforços para melhorar a formação de professores em EDS e aumentar seu financiamento. “2021 é o ano em que superaremos a pandemia e embarcaremos em um modelo de desenvolvimento sustentável para o futuro, modelo este que deve incluir a EDS. Se perdermos esta ocasião, perderemos décadas. Esta é uma corrida contra o relógio”.

Incentivado pela hashtag #LearnForOurPlanet, o público jovem foi ouvido em uma plataforma ao longo da Conferência. Durante a ocasião, a fala da estudante da Indonésia Rajwa Pandhita ganhou repercussão: "Construir um estilo de vida totalmente novo não é fácil, mas tenho certeza de que, devagar e juntos, podemos fazer isso. Porém, a educação precisa nos dar as ferramentas para fazê-lo. Aprender sobre e para o nosso planeta deve fazer parte da educação de todos os jovens, em todo o mundo".

Perspectivas - A aprovação da Declaração de Berlim criará um impulso para a implementação do roteiro da EDS para 2030 – o marco para esta década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Cada Estado-membro da UNESCO será convidado a criar uma rede de atores que, juntos, poderão implementar essa visão ambiciosa para a educação.

A começar por Berlim, 2021 proporcionará oportunidades importantes para os governos aplicarem esses compromissos, incluindo a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15) e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), em Glasgow.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário