quinta-feira, 17 de junho de 2021

Mais um lote de 16 toneladas de óleo bruto de coco babaçu produzido pela Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco (Coppalj) seguiu esta semana com destino ao estado vizinho, o Pará, em atendimento à demanda da empresa Natura Cosméticos.

Este é o terceiro lote enviado à Natura só este ano, beneficiando diretamente um total de 873 pessoas, a maioria, quebradeiras de coco babaçu que são sócias e fornecedoras da amêndoa para a Coppalj, que tem assessoria técnica da Associação em Áreas de Assentamentos no Estado do Maranhão (Assema).

Em 2020, foram enviados outros três lotes, totalizando 24 toneladas. Previsão da Coopalj é entregar um total de 130 toneladas de óleo orgânico para a empresa de cosmético até o mês de dezembro.

O óleo produzido pela Coppalj é fruto do trabalho de agroextrativistas da região do Médio Mearim, sendo 85% composta por mulheres quebradeiras de coco babaçu.

“Conseguimos manter um ritmo de produção, dentro das normas de segurança e higiene sanitária dado o contexto da pandemia, e ao mesmo tempo atender à demanda em função do próprio crescimento do mercado de cosméticos com as vendas on line. Com isso, conseguimos gerar renda para os agroextrativistas sócios da cooperativa e também os fornecedores não associados”, destacou Valdener Miranda, gestor técnico da Assema.

Somente no ano de 2020, a Coppalj comercializou um total de 254.742 toneladas do óleo orgânico com destino aos mercados nacional e internacional (Holanda, Alemanha, Inglaterra e França). A produção total da cooperativa este ano é de 320 toneladas. A Coppalj também já comercializou este ano 10 toneladas do óleo refinado destinado à alimentação para região centro-oeste e sudeste

A Coppalj é uma das unidades produtivas da Assema, que desenvolve estratégias junto a associações e cooperativas voltadas para a preservação e uso sustentável do babaçu e o comércio justo.

Informação: Inspirar Comunicação 

0 comentários:

Postar um comentário