quarta-feira, 16 de junho de 2021


Nota de Pesar

A Federação de Tambor de Crioula do Maranhão (Fetacma) e o Grupo de Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, vem através desta expressar seus mais sinceros sentimentos e pesares pelo falecimento de José Ribamar Tavares – mestre Zé Banana, do Tambor de Crioula Boa Esperança e da Sociedade Umbandista Boa Esperança. Ele morreu aos 78 anos, na manhã desta quarta-feira, 16 de junho de 2021, em decorrência de um ACV (Acidente Vascular Cerebral).

Considerado um dos grandes mestres da cultura popular do Maranhão, Mestre Zé Banana foi um dos fundadores da Associação de Tambor de Crioula do Estado do Maranhão e da Fetacma. Deu grande contribuição para a preservação da cultura popular maranhense, atuando junto à associação e à federação nas lutas e nas reivindicações do que entendia ser bom para o tambor de crioula do Maranhão. 

Uma das conquistas da associação e da federação foi a criação da Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís. Por muitas e muitas noite, Zé Banana e outros mestres, mestras, coreiras e coreiros dançaram nas ruínas até que o sonho da casa estivesse concretizado. 

Mestre Zé Banana, e também umbandista, era um artista múltiplo, atuando nas manifestações do Tambor de Mina, no Também de Crioula e na Festa do Divino.

Uma de suas últimas apresentações foi no Festival de Cantadores de Tambor de Crioula do Maranhão, em dezembro de 2020, a convite do produtor cultural e poeta, Paulinho Dimaré.

Sua morte deixa uma lacuna na cultura popular maranhense. Mais um mestre que se vai e junta-se agora no plano celeste com outros ícones do tambor de criou como mestres a Leonardo, Nivô, Doégnes e outros.

Que rufem os tambores! Mestre Zé Banana está subindo para encontrar com vocês. 


São Luís, 16 de Junho de 2021.

Paulinho Dimaré, presidente

Federação de Tambor de Crioula do Maranhão - Fetacma

0 comentários:

Postar um comentário