quinta-feira, 10 de junho de 2021

Reunião acontece na sede da FIEMA

Secretário Estadual Adjunto - SEMA Rafael Maciel, Vice - Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Leonor de Carvalho, Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente, Benedito Mendes, Presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, coordenador do ZEE-BIOMAS Cerrado e Costeiro, professor Luís Jorge.



SÃO LUÍS –
O Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA, realizou na manhã desta terça – feira (9/6), a 3° reunião ordinária do conselho para a apresentação de informações técnicas atualizadas do Zoneamento Ecológico Econômico Biomas Cerrado e Costeiro, do Estado do Maranhão. A ação foi presidida pelo vice-presidente da entidade, Benedito Mendes. 

A apresentação foi feita pelo professor Luís Jorge, coordenador do ZEE-BIOMAS Cerrado e Costeiro que apresentou o status do Zoneamento Ecológico-Econômico no Maranhão.  

Segundo o professor, já foram realizados 38 trabalhos de campo, em 105 municípios. Até o final de maio já foi atendido 70% do cronograma previsto para o ano. 

O coordenador do ZEE reforçou ainda que existem análises laboratoriais em curso para atestar aptidões dos solos e qualidade de água válidos para os dois biomas e que entre julho e setembro deste ano serão realizadas campanhas e reuniões de mobilização para a participação em audiências públicas. 

O ZEE-MA é um importante instrumento de gestão territorial de natureza técnico-científica e política, coordenado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos (IMESC). 

O presidente do Conselho, Benedito Mendes, ressaltou que o setor precisa fazer um trabalho consciente, dentro da lei. “Estamos vivendo um momento ímpar, importante e agora estamos dando andamento nessa segunda parte do trabalho, nessa ação que faz parte da evolução do estado do Maranhão”, ressaltou Benedito.  

Segundo o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho, a FIEMA tem sido uma grande colaboradora no trabalho do ZEE, avaliando o que o estado do MA está produzindo, essa avaliação é bastante válida, pois estamos produzindo os relatórios técnicos, mas esses relatórios precisam estar condizentes com a realidade, e quem faz essa análise são os setores institucionais, governo, empresas, família e sociedade. 

“Estamos aqui para apresentar o andamento desses trabalhos, temos esse desafio conjuntural de biossegurança que estamos vivendo mundialmente e, mesmo com o cronograma apertado, estamos conseguindo avançar de forma significativa os trabalhos e estamos com o prazo de conclusão do ZEE e até o final do ano contemplaremos todo o estado do Maranhão. Com isso, temos certeza quer iremos contribuir com o desenvolvimento social, ambiental e econômico do estado do Maranhão”, disse o presidente.  

O Conselho Temático de Meio Ambiente atua no aperfeiçoamento da legislação ambiental, estimula práticas de conservação e uso eficiente dos recursos naturais e formula diretrizes e estratégias para subsidiar o processo decisório e o posicionamento da FIEMA na agenda de meio ambiente. 

A reunião contou com a presença do Secretário Adjunto de Licenciamento Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rafael Maciel, do prof. Dr. Paulo Henrique Aragão Catunda, pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, da vice-presidente da FIEMA e do Conselho Temático de Meio Ambiente, Leonor de Carvalho e convidados.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário