quinta-feira, 24 de junho de 2021

Membros da Pasta participaram de oficina de trabalho, desenvolvida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, com foco na Pesca, Lazer e Turismo

O Ministério do Turismo participou nesta terça-feira (22.06) da sexta e última oficina de trabalho para o desenvolvimento do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o evento teve o objetivo de reunir contribuições dos setores turístico, de lazer e da pesca ao conteúdo do documento, que terá vigência entre os anos de 2022 e 2040. O encontro contou com a parceria da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e instituições representativas do setor.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressaltou a necessidade de se debater este assunto e da parceria com o MDR, pois é um dos temas trabalhados pelo MTur em suas políticas. “Temos mais de 35 mil quilômetros de vias navegáveis e uma costa com mais de 8,5 mil quilômetros de extensão. Vocação para isso não nos falta. Por isso, formamos um grupo técnico de Turismo pelas Águas para aprimorar este setor tão produtivo para o nosso país”, declarou o ministro.

Em 2020, o Ministério do Turismo instituiu o Grupo Técnico do Turismo pelas Águas, que vai discutir e realizar levantamentos, pesquisas e estudos relativos às modalidades de turismo náutico no país. A intenção é traçar um panorama geral do segmento e propor medidas que viabilizem melhorias na área, envolvendo questões como infraestrutura, rotas turísticas, cabotagem e a integração com o transporte rodoviário. Além disso, o grupo pretende sugerir mudanças na tributação sobre equipamentos utilizados em esportes náuticos, a exemplo de kitesurf, windsurf, stand up paddle e canoagem.

Participante do evento e membro do GT, o coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, Higor Guerra, destacou o trabalho que vem sendo realizado em prol do turismo náutico nacional. “Temos um potencial gigantesco de lazer e turismo náutico, mas que ainda é pouco utilizado. Nosso intuito é aprimorar este segmento, gerando mais empregos e renda para a nossa população. Para isso, estamos trabalhando com informações e documentos relacionados ao assunto, o que tem gerado um ambiente propício para a elaboração de planos de ação governamental”, concluiu.

O diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas do MDR, Wilson Melo, apontou a importância de o setor do turismo estar participando das discussões. “Percebemos que, quando valorizados, esses mananciais associados ao turismo têm o potencial de preservar os recursos hídricos. Além disso, este momento é importante para que as várias instituições possam trazer seus desafios e dificuldades”, destacou.

NOVO PLANO - Desde 2019, MDR e ANA trabalham na construção do novo Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Naquele ano, foram propostas as bases conceituais para o processo participativo de elaboração do documento. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o calendário previsto de elaboração do novo PNRH sofreu alterações e vem sendo retomado neste momento. Para mais informações sobre o Plano Nacional de Recursos Hídricos, clique aqui.

Informação: Ministério do Turismo

0 comentários:

Postar um comentário