sexta-feira, 18 de junho de 2021

Na última quinta-feira (17), a secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro e sua equipe, formada pela chefe do Departamento de Gestão e Articulação, Antonieta Lago; pela chefe do Núcleo de Autonomia Econômica, Rebeca Alexandre; e pela chefe da Ouvidoria da Mulher, Tamires Ribeiro, estiveram no município de Alcântara na comunidade quilombola de Itamatatiua, juntamente com a secretária adjunta de Igualdade Racial Socorro Guterres, em ação conjunta com a Secretaria de Igualdade Racial e o Ônibus Lilás.

Na oportunidade, estiveram presentes também a deputada estadual Ana do Gás, que na ocasião distribuiu cestas básicas para a comunidade; a representante da FETAEMA Claudinora Torres; a gestora municipal de Políticas para as Mulheres de Alcântara, Joyce Keylly; e o diretor do CRAS do município, Fábio José Leitão.

“A Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Secretaria de Estado de Igualdade Racial, cada vez mais busca assistir as mulheres de comunidades quilombolas, trazendo serviços de saúde, garantia de direitos e conscientização, pois o nosso objetivo é que as políticas para as mulheres cheguem a todas as maranhenses, mesmo nos lugares mais distantes dos centros urbanos. Neste contexto, o Ônibus Lilás vem cumprindo esse papel tão importante e necessário”, ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro.

“Essa ação do Ônibus Lilás, hoje, na comunidade quilombola de Itamatatiua, é de extrema importância para as mulheres dessa comunidade, bem como para mulheres de outras comunidades do entorno, pois é ação de prevenção, mas que também busca descobrir e trabalhar estratégias de melhorias das condições de vida dessas mulheres”, afirmou a secretária adjunta de Igualdade Racial, Socorro Guterres.

“É muito importante que ações como essa cheguem nos locais mais distantes, levando para as mulheres de comunidade quilombolas, assistência, saúde e garantia de direitos. Hoje, em parceria com o Governo do Estado, estamos trazendo uma tonelada de alimentos para a comunidade de Itamatatiua, reforçando o compromisso com os maranhenses”, destacou a deputada estadual Ana do Gás.

“A presença do Ônibus Lilás aqui no município é muito pertinente e necessária, por conta das demandas, pois existem muitas mulheres que hoje não conseguem chegar numa cidade maior pra fazer um preventivo, um exame e outros serviços. Por isso, é de suma importância que esse trabalho do Ônibus Lilás para todos os municípios do estado”, ressaltou a gestora municipal de Políticas para as Mulheres de Alcântara, Joyce Keylly.

“O Ônibus Lilás é muito importante para que vários serviços cheguem às mulheres de comunidades rurais, por isso, pedimos que ações como essa aconteçam com mais constância, pois ajuda muitas mulheres que não têm condições de ter acesso a estes serviços oferecidos”, observou a representante da FETAEMA, Claudinora Torres.

O Ônibus Lilás atua nos locais mais distantes dos centros urbanos, levando informação e saúde para as mulheres rurais.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário