sexta-feira, 11 de junho de 2021


A Prefeitura de São Luís segue com as capacitações aos pequenos empreendedores contemplados pelas obras do Programa de Revitalização do Centro Histórico. Na segunda fase do Programa “São Luís Empreender’’, os proprietários dos pequenos negócios recebem oficinas on-line sobre o cadastro do Microempreendedor Individual (MEI).

A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Maranhão). 

As atividades tiveram início na primeira semana do mês de junho e continuarão pelos próximos dias, alcançando um total de 80 beneficiários que atuam nas regiões do Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Fonte do Bispo e Centro Histórico. Os ciclos de atividades de capacitações e mentorias fazem parte do trabalho técnico social do Programa de Revitalização do Centro Histórico que objetiva o desenvolvimento socioeconômico das áreas revitalizadas. 

“A Prefeitura de São Luís, sob a gestão do prefeito Eduardo Braide, tem avançado diariamente com ações de revitalização que não se limitam apenas ao espaço físico, mas na compreensão das demandas da população nos aspectos sociais, econômicos e culturais, e é isto que trabalhamos nos projetos desenvolvidos pela Simespe", pontuou a secretária municipal Verônica P. Pires.

Capacitação 

A primeira etapa da capacitação consistiu na realização da palestra “A transformação começa por você”, com o intuito de sensibilizar e mobilizar os comerciantes a buscarem novas ferramentas para melhorar os seus negócios. 

Dando continuidade ao processo de capacitação, os donos de pequenos negócios passaram por uma série de oficinas denominada “Descomplica MEI”, que aconteceram diretamente pelo WhatsApp com 8h de duração.

Em formato de mentoria, os inscritos foram orientados sobre tudo que é necessário para manterem as suas empresas como Microempreendedor Individual em dia, além de receberem orientações técnicas sobre como imprimir boletos (DAS); fazer declaração de rendimento (DASN); verificação da viabilidade do endereço; parcelamento das dívidas como MEI, entre outras ações. 

“Utilizar os celulares como ferramenta de trabalho já é uma realidade de muitos empreendedores há bastante tempo. E durante a pandemia, os smartphones se tornaram ainda mais importantes, seja pela utilização como forma de lazer, ou como meio de estudo”, destacou Hildenê Maia, gerente de atendimento e relacionamento com o cliente do Sebrae-MA. 

Saiba Mais 

O Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís visa a requalificação de espaços públicos que integram a parte histórica da cidade. As ações, que compreendem reformas e trabalho socioambiental nessas áreas contribuem para o desenvolvimento sustentável do local por meio de atividades estratégicas que ativam os processos de revitalização urbana, cultural, socioeconômica e de habitação.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário