quinta-feira, 10 de junho de 2021

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu, nesta quarta-feira (9), no Parque do Bom Menino, uma ação de prevenção em alusão ao Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil - celebrado no dia 3 de junho.

A programação ocorreu em parceria com o projeto Mexa-se, que integra as secretarias de Saúde, Meio Ambiente (Semma), Desporto e Lazer (Semdel) e Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur) e tem como objetivo promover a saúde com ênfase na prática de atividade física, alimentação saudável, desenvolvimento sustentável e Práticas Integrativas Complementares. 

Durante as atividades, foram realizadas abordagens em educação alimentar e nutricional, atividades coletivas e individuais sobre promoção da alimentação adequada e saudável e outras agendas. Além disso, jovens receberam orientações sobre a melhor forma de se exercitarem. 

A agenda contou com a participação de nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais.

A Organização Mundial da Saúde considera a obesidade uma epidemia mundial associada ao consumo alimentar e ao nível de atividade física das pessoas. Logo, com esta atividade, estamos reforçando as boas práticas alimentares e, ao mesmo tempo, cuidando dos nossos jovens, para que se tornem adultos mais saudáveis”, disse Pâmela Cirqueira Nunes Moura, responsável pela Coordenação de Alimentação e Nutrição da Semus. 

Com palestras e aulas lúdicas, os jovens aprenderam a importância da boa alimentação. “Gostei demais, não sabia que os alimentos tinham essas coisas boas para gente”, disse João Marcelo, de 11 anos, um dos jovens participantes da agenda. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma condição complexa, com dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos e ameaça sobrecarregar países desenvolvidos e em desenvolvimento. Segundo a entidade, a prevalência crescente vem sendo atribuída a diversos processos, em que o ambiente (político, econômico, social, cultural) contribuiu de forma decisiva para o agravamento do problema.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário