terça-feira, 29 de junho de 2021

Neste final de semana teve Arraial da Vacinação nos municípios maranhenses de Rosário, Barra do Corda, Riachão  e Penalva, e por lá, além de imunização, teve uma provinha de festa junina com atrações artísticas para matar as saudades do período junino.

A ação, realizada pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Cultura (Secma),  em parceria com as prefeituras daqueles municípios, teve o objetivo de acelerar e incentivar os maranhenses a receberem as duas doses do imunizante contra a Covid-19, que reduzem os riscos de agravamento pelo vírus e suas variantes.

Na sexta-feira (25), a cidade de Rosário alcançou a marca de 4.000 doses aplicadas, em 12 horas de Arraial da Vacinação, imunizando um público alvo a partir dos 20 anos, pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, mulheres no pós-parto (45 dias) e trabalhadores da Educação.

A Secretaria de Estado da Cultura, responsável pela programação cultural,  fez um registro das dezenas de atrações artísticas que passaram por aquelas cidades, e que ajudaram a entreter o público que estava indo se vacinar, tais como: os grupos de bumba-meu-boi Mocidade de Rosário, São Miguel de Rosário, São Simão, União de São Simão, Barbosa de Rosário, além da Dança do Lelê Pela Porco, Banda Delirius,Tambor de Crioula de São Benedito.

Em Barra do Corda, mais de 5 mil pessoas foram vacinadas em um dia. A vacinação foi no dia 26 (sábado), na Escola Nossa Senhora de Fátima, com público alvo na faixa etária de 25 anos ou mais; além de gestantes puérperas a partir de 18 anos.

Em Riachão, também no dia 26, a meta foi vacinar 3 mil pessoas, na faixa etária de 18 anos ou mais; e pessoas com comorbidades, a partir de 18 anos. No arraial da vacinação apresentaram-se os artistas Fabi di Liz, Magno Ribeiro e o Grupo Fit Dance.

“Estou muito emocionada, a vacinação misturada com arraial foi muito marvailhosa. Já saí  parabenizando todo mundo”, comentou Neris Alves, 32 anos, moradora de Riachão.  

Em Penalva, no dia 27, a faixa etária de vacinação foi de 25 anos +. Dentre as atrações culturais estavam Nanda Rodrigues e Bruno, Sergilson Voz e violão, Banda Chamego Sensual e os bois Proteção de São João, e Brilho de Penalva.

Além desses locais, outros municípios maranhenses, fora da Grande Ilha de São Luís, já foram contemplados com o Arraial da Vacinação: Timon, Morros, Alcântara, Santa Inês, Açailândia, Balsas, Pinheiro, Imperatriz, Caxias, Barreirinhas, São João dos Patos, Tutóia.

Atualização

Nesta segunda-feira (28) novas edições do Arraial da Vacinação foram realizadas em outras três cidades: Matões, Dom Pedro e Parnarama.

Somente no município de Dom Pedro foram mais de 3,1 mil doses aplicadas em um único dia, regado a muita cultura regional.

De acordo com o governador Flávio Dino, a festa da imunização ainda deve percorrer mais cidades maranhenses. Na última sexta-feira (25), durante coletiva sobre o panorama da pandemia da Covid-19 no Maranhão, Dino citou a possibilidade de expansão do Arraial da Vacinação para os próximos dois meses.

“Mês de julho inteiro nós vamos fazer, mês de agosto inteiro e enquanto for necessária a presença do Governo do Estado apoiado os municípios”, afirmou o governador.

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário