segunda-feira, 19 de julho de 2021

Com apoio do Sebrae e Fundação CERTI, o município vai desenvolver e fortalecer os negócios inovadores da cidade e região; amanhã, 20 de julho, acontece o evento de lançamento do Ecossistema de Inovação de Balsas


Com o objetivo de estimular a criatividade, a inovação e a experimentação por meio de ideias inovadoras e tecnologias, o Sebrae, Prefeitura de Balsas e Unibalsas realizam o lançamento do Plano do Ecossistema de Inovação de Balsas. O evento acontece nesta terça-feira, 20 de julho, às 14h, no auditório da Unibalsas.

Na oportunidade o prefeito de Balsas, Erik Augusto, assinará o decreto de criação do Fórum de Governança do Ecossistema de Inovação de Balsas e a inauguração oficial da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas.

Com o apoio da Fundação CERTI e de dezenas de empresas integrantes dos grupos setoriais definidos de forma colaborativa pelos participantes desta ação, o Sebrae conseguiu bons resultados ao longo de quatro eventos realizados virtualmente durante os seis primeiros meses de 2021. O Ecossistema de Inovação de Balsas é uma ação do Sebrae Maranhão em parceria com a Fundação CERTI para fomentar, desenvolver e fortalecer os negócios inovadores locais.

Em todo o Brasil, cerca de 70 projetos de ecossistemas de inovação estão em andamento. O ecossistema de inovação de Balsas foi um dos escolhidos para ser piloto numa ação do Sebrae Nacional com a implementação do agente de desenvolvimento do ecossistema de inovação, isso graças aos passos importantes já realizados, como a instalação da Agência de Inovação e Empreendedorismo na Faculdade de Balsas (Unibalsas), que será um apoio com metodologias ágeis e flexíveis, capaz de gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócio inovadores,apresentadas através da metodologia SebraeLab.

Diógenes Souza, gerente da unidade regional do Sebrae em Balsas, que acompanhou todo o processo de construção do Ecossistema de Inovação de Balsas, destaca que a ação “é um ganho inenarrável para as empresas da cidade, para aquelas que participaram diretamente na construção do plano, quanto para a sociedade geral”.

“Temos muito orgulho de entregar algo tão significativo para a cidade de Balsas. Essa construção se deu a partir de parcerias importantes com empresas locais e instituições de todo Brasil, que assim como o Sebrae, acreditam no potencial empreendedor e inovador da cidade. Já estamos colhendo frutos importantes, que vão contribuir muito com o desenvolvimento local", destacou Souza.

Balanço das ações

O projeto conta com representantes de cerca de 70 empresas locais e instituições do país inteiro que apoiam o desenvolvimento econômico a partir de ideias inovadoras e juntos já definiram setores do mercado local que serão prioritários e as estratégias para serem trabalhadas pelos mesmos: agronegócio, logística, turismo e tecnologia.

Hoje, três ambientes de inovação já foram concebidos dentro do ecossistema de Balsas: a Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unibalsas (que será inaugurada nesta terça-feira) e o Espaço Maker do SENAI. Além disso, pode-se destacar a criação da governança do ecossistema.

A partir de agora, as empresas que participaram do processo de construção do planejamento do ecossistema de inovação local passam a ter uma atuação de maior protagonismo, com apoio direto do Sebrae.

O evento também será transmitido pelas redes sociais oficiais do Sebrae Maranhão e Youtube pelo link bit.ly/3eomp71

Informação: Sebrae - MA 

0 comentários:

Postar um comentário