quarta-feira, 28 de julho de 2021

Data celebrada nesta quarta-feira homenageia trabalhadores que ajudam a levar comida à mesa do brasileiro, movimentam a economia e favorecem o turismo no interior do país

Eles fazem da rotina do dia a dia o seu ganha-pão, são a base da alimentação do brasileiro, contribuem para a geração de divisas e, de quebra, ainda favorecem a atração de turistas ao campo. Estamos falando do agricultor, cujo Dia Nacional é comemorado nesta quarta-feira (28.07) em todo o país. E se engana quem pensa que o trabalho no campo se restringe à pecuária e à produção de hortaliças, frutas e outras mercadorias.

Cada vez mais - e principalmente no pós-pandemia -, o meio rural ganha espaço entre viajantes que escolhem locais mais afastados para conhecer as belezas naturais e os encantos da vida no interior. Que o diga Clayton Barbosa, proprietário da Fazenda Ninho da Águia, situada em Alto Caparaó (MG). Produtor de café há 25 anos, desde 2012 ele investiu na fabricação de tipos especiais do grão e, atualmente, abre o espaço para visitação.

Barbosa avalia que ainda há muito a ser explorado neste mercado. “Acho que esse é o melhor mercado que tem no Brasil. Estamos em uma região turística e nós confiamos tanto no nosso produto que a nossa fazenda é aberta para visitação. Mostramos como é todo o processo de cultivo e colheita e oferecemos degustação sem cobrar nada. Os clientes sempre saem daqui com pelo menos um saco de café”, conta o cafeicultor.

De olho nas perspectivas de avanços na área, o governo federal desenvolve, desde 2020, uma iniciativa voltada ao fomento do turismo no campo. Trata-se do Projeto Experiências do Brasil Rural, fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, e que proporciona apoio técnico para inserir produtos e serviços rurais no setor turístico.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta que a ação contribui para a criação de oportunidades de renda por meio da associação entre agricultura familiar e turismo. “Nada melhor do que formatar os diversos atrativos do campo em produtos que despertem o interesse de turistas. Isso favorece a inclusão social e permite que aproveitemos todo o nosso potencial rural para consolidar o turismo como grande fonte de geração de emprego e renda”, observa.

Por meio do Experiências do Brasil Rural, oito roteiros turísticos de várias regiões do país, que fabricam queijos, vinhos, cervejas e Frutos da Amazônia, contam com suporte. Enquanto a primeira fase do projeto envolveu um diagnóstico dos selecionados, a fase seguinte vai englobar a realização das “Oficinas de Experiências”, voltadas à formatação de vivências turísticas. Por fim, o projeto terá como foco ações de apoio à promoção e à comercialização de roteiros.

Os roteiros atendidos inicialmente são: a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo; a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; a Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande do Sul.

SOBRE A DATA - O Dia do Agricultor faz alusão ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, pelo imperador Dom Pedro II. No início da década de 30, após várias mudanças de nome, a Pasta passou a se chamar “Ministério da Agricultura”. A data foi criada por meio do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário