sexta-feira, 2 de julho de 2021

Programa do Ministério da Economia em parceria com SENAI oferece cursos de graça para trabalhadores da indústria e desempregados. Empresas interessadas devem requisitar vagas e indicar profissionais 

BRASÍLIA - Entre julho e agosto, o Emprega Mais deve oferecer 13,4 mil vouchers de requalificação para trabalhadores da indústria se manterem atualizados e 9,6 mil para desempregados se qualificarem e voltarem ao mercado de trabalho. O programa do Ministério da Economia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem como objetivo promover a geração de emprego e o incremento da produtividade a partir da educação profissional. 

Os cursos são de qualificação e aperfeiçoamento profissional, presenciais e semipresenciais, com carga horária média de 120 e 240 horas. Entre julho e agosto, as 23 mil vagas - sendo 13.476 vouchers do Requalifica, para quem já trabalha, e 9.698 do Novo Emprego, para desempregados - estarão distribuídas em 21 estados. 

No Maranhão, são 225 vouchers do Requalifica, para quem já trabalha, e 103 do Novo Emprego, para desempregados. 

EMPRESAS DE TODOS OS PORTES E PESSOAS FÍSICAS PODEM PARTICIPAR - As ofertas de cursos são feitas pelas escolas do SENAI (Açailândia, Rosário, Caxias, Imperatriz, Balsas, Bacabal e São Luís), de acordo com a demanda do setor produtivo. Micros, pequenas e médias empresas (até 499 empregados) podem aderir ao programa em duas modalidades - Emprega Mais Voucher Requalifica e Emprega Mais Voucher Novo Emprego - indicando funcionários para requalificação ou qualificando novos profissionais. 

Já as grandes empresas podem aderir apenas à modalidade Emprega Mais Novo Emprego que qualifica desempregados. O número de vouchers varia de acordo com o porte da empresa e o número de vagas disponíveis no SENAI. O cadastro deve ser feito na Loja Mundo SENAI, em “para empresa”. 

Pessoas físicas que estejam interessadas nos cursos gratuitos disponíveis também devem acessar a Loja Mundo SENAI, “Para você”, selecionar o estado e procurar no campo “cursos gratuitos” as ofertas disponibilizadas pelas empresas participantes do programa. Em caso de dúvidas, procure o SENAI por meio do telefone (98) 2109.1881 ou pelo email janainnapinheiro@fiema.org.br 

“A qualificação de mão de obra de acordo com a necessidade da empresa que deseja contratar é uma vantagem do programa, junto à possibilidade de aprimorar o próprio quadro de funcionários. Alguns cursos são voltados para o desenvolvimento de competências socioemocionais, as chamadas soft skills. Hoje, elas têm um papel tão ou até mais importante que o conhecimento técnico e a experiência”, destacou o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda.  

ENTENDA MELHOR O EMPREGA MAIS: Com cursos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional, o programa se dará em duas formas: o Requalifica e o Novo Emprego. Para cada modalidade, empresas industriais receberão vouchers que poderão distribuir para trabalhadores ativos ou desempregados: 

* Voucher Requalifica: destinado à requalificação profissional e ao aperfeiçoamento das habilidades da força de trabalho das empresas beneficiárias. Tem foco no incremento de produtividade de profissionais empregados. Serão ofertados cursos com carga horária média de 120 horas, no modelo de ensino semipresencial, que terá um módulo sobre competências do profissional da indústria 4.0. 

* Voucher Novo Emprego: destinado à qualificação profissional de trabalhadores que estão em busca de colocação no mercado de trabalho. Tem como foco o aumento da empregabilidade. Serão ofertados cursos com carga horária média de 240 horas, no modelo de ensino presencial, que abordarão em um módulo a preparação para inserção no trabalho. 

PARTICIPAÇÃO - O Emprega Mais é voltado para empreendimentos com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) industrial. As micro, pequenas e médias empresas industriais poderão aderir às duas modalidades do programa. Já as grandes indústrias poderão aderir somente ao Voucher Novo Emprego. 

Cada empresa tem direito a uma quantidade de vouchers por ano, que varia conforme o porte e a disponibilidade de vagas do Senai. O cálculo considera o total de empregados: 

* Micro (até 19 funcionários): até 20% de vouchers 

* Pequena (de 20 a 99 funcionários): até 20% de vouchers 

* Média (de 100 a 499 funcionários): até 10% de vouchers 

* Grande (mais de 500 funcionários): até 5% de vouchers 

INSCRIÇÃO - Os interessados em cadastrar sua empresa no programa devem acessar o site loja.mundosenai.com.br, clicar em “Para Empresa” e preencher o formulário. A plataforma indicará o número de vouchers disponíveis conforme as informações preenchidas. No momento do cadastro, também será possível indicar os trabalhadores da equipe ou as pessoas desempregadas que farão o curso. No fim, serão gerados os vouchers, que a empresa deverá distribuir. 

A empresa fará a distribuição dos vouchers e o beneficiado deverá acessar o site Mundo Senai e clicar em “Para Você”. Ali fará o cadastro pessoal, utilizando o número voucher recebido. 

SENAI-MA - No Maranhão, os cursos presenciais e semipresenciais ocorrerão nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI em São Luís, Caxias, Balsas, Bacabal, Açailândia, Rosário e Imperatriz.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário