terça-feira, 13 de julho de 2021

Pesquisa da FIEMA foi realizada com indústrias da construção civil, indústrias extrativas e de transformação, em junho de 2021 


SÃO LUÍS – O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI-MA), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Industria (CNI), alcançou 62,2 pontos, em junho de 2021, com um acréscimo de 28,2 acima na comparação mensal com abril. Trata-se do terceiro aumento consecutivo do índice, após as fortes quedas registradas de janeiro e fevereiro. Ultrapassando a linha divisória dos 50 pontos, o índice deste mês aponta que o empresário do segmento começa a retomar a confiança na economia.  

“Desde março de 2021, o ICEI mantém uma trajetória de variação positiva, ficando muito próximo dos melhores valores do início do ano de 2020, quando a economia brasileira apontava sinais de recuperação econômica, antes da pandemia”, destaca o coordenador de ações estratégias da FIEMA e economista, responsável pela pesquisa, José Henrique Polary. 

SETORES - Analisando os segmentos, o ICEI da indústria da construção civil alcançou 38,6 pontos, com 17,2 pontos acima do registrado no mês de abril. Isso é um sinal favorável. Ainda assim, ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos. No nível nacional, a variação foi de 2,9 pontos, atingindo 58,9 pontos.  

EXPECTATIVAS - No que tange às expectativas para os próximos seis meses, os índices são favoráveis tanto para a indústria geral quanto para a extrativa e a de transformação, ultrapassando a linha dos 50 pontos, especialmente com relação à economia nacional e ao comportamento da empresa.  

O ICEI para o segmento da Construção continua registrando insatisfação dos empresários, tanto na relação às condições atuais, quanto as expectativas para os seis meses seguintes. Apesar de uma variação positiva de 1,2 pontos, o índice continua abaixo da linha dos 50 pontos. 

ICEI - Elaborado mensalmente o índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às condições atuais e expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Em agosto, foram entrevistados empresários de todo o Maranhão, dos setores da construção civil, indústrias extrativas e de transformação.

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário