quinta-feira, 15 de julho de 2021

Do interior do Maranhão, Vanessa Mendes e Alessandra Silva batalharam por uma vaga de estágio no IEL, foram aprovadas e alcançaram o emprego desejado 

SÃO LUÍS – Conhecer histórias de pessoas que começaram do zero pode ser uma excelente fonte de inspiração para quem está iniciando a carreira profissional. O Instituto Euvaldo Lodi – IEL, entidade do Sistema FIEMA, está repleto de histórias assim, pode acreditar! O estágio é a primeira oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e entender como é a vida de um profissional e o IEL é um agente intermediador de estágio que conta com um programa com critérios inovadores de seleção e gestão de estágio que permite identificar o talento profissional mais adequado para a empresa parceira.  

Já são mais de 1,5 milhão de estudantes que assinaram a carteira de trabalho graças a uma vaga como estagiário do Instituto Euvaldo Lodi, conforme dados do Núcleo Central do IEL- CNI.  Para a maioria, foi a descoberta de um novo mundo e o início de uma carreira como estudante ou como profissional, sempre acompanhado de perto por instrutores e supervisores do setor de Estágio. 

Trilhar o caminho certo ao adotar diretrizes que atendam às necessidades das empresas permite a superação das dificuldades e mudanças ocasionadas pela pandemia. É nesse cenário que o IEL comemora a contratação de duas ex-estagiárias que venceram os obstáculos e desenvolveram habilidades que as conduziram ao mercado de trabalho. “Ficamos muito felizes quando as empresas efetivam seus estagiários! Para o IEL é a confirmação de como um programa de estágio pode agregar talentos para as organizações. Sentimos que fazemos parte do início da trajetória profissional de cada um deles”, declara a coordenadora regional do IEL- MA, Michele Frota. 

DEU CERTO! - Vanessa Ferreira Mendes é natural de Brejo e sempre quis trabalhar na área da saúde. Ela conta que foi por meio do IEL que começou a saga em busca de vaga de estágio. “Eu sempre me inscrevia nas oportunidades e por três vezes não passei nos seletivos. Mesmo assim eu esperava a abertura de novas vagas para que pudesse me candidatar novamente.” 

A vontade de ajudar a família e de ampliar o conhecimento levou Vanessa a fazer o curso técnico de enfermagem no Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão – CEMP/MA. Mesmo após ter passado por duas seleções frustradas, ela perseverou, e na terceira, conseguiu ser chamada para o seletivo na empresa SAMED - medicina e segurança do trabalho. Mas nada foi fácil. “Já era a minha terceira chance, eu fiquei bastante nervosa na entrevista da empresa. Olhava para os outros candidatos e achava que eu não iria conseguir. Quando cheguei em casa, recebi o telefonema do IEL me convocando para a vaga na SAMED,” disse Vanessa. 

Ela conta ainda que recebeu a notícia com muita emoção e agradecimento à equipe do IEL e a Deus, em quem sempre depositou sua fé. “Foram dois anos de caminhada com o IEL sempre me ajudando, me orientando.” 

Quando Vanessa concluiu o período de estágio na SAMED, foi imediatamente admitida na empresa como técnica em enfermagem. 

A gerente de RH da SAMED, Shirley Cunha, ressalta que a seriedade do IEL é determinante na qualidade dos candidatos que passam pela seleção do Instituto. “O IEL é um instituto comprometido com a sua missão e encaminha esses estudantes para a empresa já avaliados pela sua equipe de profissionais competentes, e isso, é muito importante. É gratificante ver o crescimento profissional do estagiário na empresa. O fato de Vanessa ter sido efetivada é mérito total dela,” afirma Shirley. 

O 1º EMPREGO - Alessandra Nascimento Da Silva, estagiária pelo programa IEL, também foi contratada pela SAMED. Natural de Cururupu fez o curso técnico de enfermagem na esperança de se qualificar e alcançar uma vaga de trabalho. “Tudo começou quando o IEL entrou em contato e disse que eu tinha sido selecionada. Lembro-me desse dia um dos mais felizes da minha vida!”, conta a ex-estagiária. 

Segundo Alessandra, durante o estágio ela interagiu com a área da saúde e deu suporte para as atividades da Clínica. “O estágio me ajudou a amadurecer como pessoa e me deu várias lições de vida.”  

O contrato de trabalho aconteceu aos sete meses de estágio pelo IEL. O que, a princípio, começou com uma aposta numa vaga de estágio, sem tanta expectativa, acabou dando a Vanessa a tão sonhada carteira assinada. “No último dia do estágio, fiquei sabendo da minha contratação. Este é o meu primeiro emprego e eu devo ao IEL que sempre me apoiou e me deu o direcionamento pra chegar até aqui,” reconhece Alessandra. 

O MERCADO DE TRABALHO TE ESPERA! - O Programa IEL de Estágio é um dos produtos de destaque da entidade. Estudantes de ensino médio, educação técnica ou ensino superior podem se candidatar às vagas de estágio. Quem estiver interessado em uma vaga de estágio, precisa se cadastrar no site do SNE, www.sne.iel.org.br, para participar da triagem pelo instituto que vai selecionar o candidato a partir do período estabelecido pelas empresas parceiras, do conhecimento técnico e do perfil comportamental ajustado com as determinações do mercado. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário