segunda-feira, 5 de julho de 2021

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), entregou, no último sábado (3), um borboletário, no Parque Estadual do Sítio do Rangedor. A ação tem o objetivo de fomentar a conscientização da sociedade sobre a importância ecológica das borboletas para o ser humano e para o meio ambiente. Na oportunidade, também foi assinada a ordem de serviço da expansão do local. 

Os lepidópteros, borboletas e mariposas são a segunda maior diversidade de insetos, sendo encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais. Estima-se que existam aproximadamente 150.000 espécies, que possuem importância ecológica e econômica, funcionando como polinizadores e bioindicadores de qualidade ambiental. 

O borboletário presente no parque estadual será mais uma opção de turismo e lazer. A visitação monitorada possibilitará ao público diverso de visitantes a manutenção das espécies e o conhecimento sobre o ciclo de vida das borboletas, desde a fase de larva até a adulta, hábitos alimentares e reprodutivos, estratégias de sobrevivência, curiosidades e características principais.

Para o Secretário Diego Rolim, “a unidade demonstrativa atuará como valioso instrumento de educação ambiental, com ênfase na importância ecológica das borboletas, e possibilitará, ainda, diversos estudos científicos, contribuindo para a conservação dessa fauna e divulgação científica sobre a biodiversidade do estado do Maranhão”, afirmou.

O local funciona pela manhã das 8h30 às 11h e à tarde das 14h às 17h00. Só é permitida a entrada de seis pessoas por vez e os visitantes devem estar acompanhados por monitores. Além disso, também é proibido fumar no viveiro, entrar com alimentos, bebidas e cães e gatos. As escolas que queiram levar os alunos devem agendar a visita pelo telefone (98) 98408-2816 ou na Administração do Parque do Rangedor.

Já os serviços de reforma e expansão do Parque Estadual do Rangedor vão abranger 11.327,18 m² de áreas já degradadas no interior da Unidade de Conservação. A nova estrutura contará com 1 Praça da Família, 1 Praça de Alimentação tipo Bier Garden, 1 Praça das Nascentes, 1 Trilha Ecológica de 2.277 m² com acessibilidade, 1 Viveiro, 1 Borboletário, 1 Mirante Observatório, 1 Passarela, estacionamento com 132 vagas, Bicicletário, Área de Convívio, Playground Infantil, Pergolados com placa solar, Escadaria, Banheiros, Áreas sombreadas e espaço com espécies nativas da região.

Nessa etapa de expansão, serão investidos mais de R$ 7,2 milhões de reais advindos de recursos da Compensação Ambiental e Tesouro Estadual, permitindo assim aos ludovicenses o maior convívio com a cultura, com o lazer e esportes, além do compromisso com a preservação do meio ambiente.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário