quarta-feira, 21 de julho de 2021

O participante conheceu as ferramentas para impulsionar as vendas através das ferramentas de Marketing Digital pelo Aplicativo 

IEL - Quem busca aumentar as vendas do seu negócio e tem batido a cabeça para encontrar uma solução, não precisa ir longe nem gastar rios de dinheiro. Ela pode estar na palma da sua mão. O seu “zap zap” não é mais apenas um aplicativo para conversar ou trocar vídeos. Hoje, com as atualizações feitas no sistema, o WhatsApp está mais moderno com funções que permitem realizar transações financeiras. O melhor de usar o WhatsApp para propagar serviços e produtos, é que ele dá asas a criatividade do vendedor que não vai precisar se preocupar com gastos exorbitantes, porque uma reconhecida vantagem que a venda pelo WhatsApp tem, é a economia! 

O Professor Lucas Mourão, Especialista em Estratégias Online de Vendas, esteve em São Luís para repassar sua expertise no assunto para empresários que procuraram o IEL -MA para se habilitarem na área. A capacitação WhatsApp: Marketing e Vendas Online objetivou ampliar os horizontes de atuação dos empreendedores participantes do treinamento, para que eles vissem que o aplicativo vale para bater papo, se divertir, mas também realizar negócios.  

 “O WhatsApp é o segundo aplicativo mais popular no Brasil. De todas as pessoas que têm smartphone com acesso à internet, 98% desses celulares possuem o aplicativo WhatsApp. Ou seja, isso quer dizer que todo e qualquer consumidor tem o WhatsApp e gosta de utilizar a ferramenta não só para se comunicar com os familiares, com os amigos, mas também, para consumir,” informa Lucas Mourão. 

No curso realizado pelo IEL-MA, Lucas trabalhou com uma didática focada em ações para que o iniciante pudesse aprender a utilizar o WhatsApp como ferramenta de vendas. Ele demonstrou na prática, por meio das suas experiências como Sócio - Fundador da Agência de Marketing e Vendas Use Escala Digital, no Ceará, como abordar um cliente pelo WhatsApp, de que maneira organizar os dados, como fazer publicidade pelo WhatsApp para se aproximar da audiência e as técnicas para conseguir utilizar as funcionalidades do aplicativo com eficácia. 

“O universo das mídias sociais é muito novo e precisa ser desmistificado. Neste 1º treinamento de WhatsApp marketing no IEL -MA, tivemos momentos muito bons de muito aprendizado. Compartilhamos experiências que foram além da teoria.  Foi a teoria aplicada na prática, no dia a dia, vimos o que funciona e o que não funciona no WhatsApp”, explicou Lucas. 

No treinamento o participante conheceu a Jornada do Consumidor Online, que delimita qual o caminho o cliente percorre até o momento da compra. Nessa jornada, aparece o Inbound Marketing que utiliza o Marketing de Conteúdo como estratégia, por meio de plataformas como e-mail marketing, blog, newsletter, Google e mídias sociais. A intenção da tática é fazer com que o próprio público caminhe por uma trilha de conteúdos direcionados a fazer com que o cliente crie confiança na fonte da informação, que é a empresa que quer vender, e finalmente efetive a compra. 

 A prática do Inbound Marketing, segundo Lucas, funciona exatamente como um funil de vendas, onde a 1ª parte, corresponde ao como atrair o cliente e fazer com que ele confie em sua empresa, a 2ª diz respeito a como ele será convertido em cliente potencial, solucionando suas dúvidas iniciais, fazendo com que ele busque resolver a sua necessidade principal. A 3ª parte é o gargalo do funil, o momento para a sua empresa demonstrar que se destaca da concorrência e que seu produto tem benefícios e soluções, e, finalmente, alcançar a venda. 

A palavra de ordem na internet é 'produza conteúdo (de valor)'. Diante disso surge o desafio: como gerar conteúdo de valor constantemente? O Especialista responde que o criador de conteúdos deve estar atento à quais dúvidas, dificuldades (dores) e desejos os seus clientes possuem para a criação de material atrativo para as mídias sociais.  

Quem já possui um negócio próprio, ou planeja abrir um, pode captar novos clientes que têm preferência em negociar pela plataforma e até mesmo validar seu empreendimento, arranjando os primeiros contatos, pesquisando o mercado e otimizando a estratégia. Apesar de o WhatsApp ser o aplicativo de conversa mais utilizado pelos brasileiros, não dá para fazer isso de forma amadora, sem planejamento. “Hoje as pessoas estão cada vez mais querendo se comunicar via mensagem de texto. E as perguntas que eu faço são: será que você está preparado para receber essa demanda, essa mensagem de texto? Será que o teu time de atendimento já está preparado para isso? Será que eles já sabem quais as melhores práticas de comunicação pelo WhatsApp?”, provoca Mourão. 

Por que vender pelo WhatsApp? 

Notadamente no período de pandemia, o comércio observou que as vendas aumentaram significativamente pelo WhatsApp. O aplicativo se confirmou como ferramenta de promoção de vendas e de comercialização de produtos durante o fechamento das lojas físicas. O recurso foi reinventado pelos lojistas para manter o contato com os clientes, motivar compras e concretizar vendas e, no atual momento de retomada do varejo, tem se consolidado como nova estratégia de negócios e de comunicação com os consumidores. 

Os relatos de empreendedores e vendedores que fizeram o Curso de WhatsApp: Marketing e Vendas Online no IEL sobre a nova prática de vendas e até a procura por capacitação para otimizar o recurso são similares. Maria José Cardoso, que trabalha há 15 anos no setor comercial do jornal e portal do Grupo Mirante, procurou o curso de capacitação em WhatsApp Marketing promovido pelo IEL, porque julga ser determinante a busca por conhecimento para se reposicionar no cenário competitivo no uso das mídias sociais. “Hoje percebi a importância de me capacitar. Achava que sabia lidar com o WhatsApp e aqui descobri que não. Eu estava perdendo vendas sem saber a causa. Depois desse curso, com certeza vou desenvolver um trabalho melhor com os meus clientes, pois quem não utilizar o WhatsApp de maneira profissional estará fadado a ficar de fora do mercado competitivo,” afirma Maria José. 

Com o fechamento do comércio o desespero bateu à porta de muitos comerciantes que passaram a apelar para as redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook no início da pandemia.  

Se antes o ajustamento às mudanças frente a novos cenários da era digital era um desafio e provocava resistência nas organizações, hoje é imprescindível que o empresário adquira mais técnica no manuseio das ferramentas digitais para vendas.  

Polyana Mota Rodrigues é atendente na New Shop Motorsport, uma empresa que vende equipamentos de quadriciclos, Jet ski, UTV e aparelhos para lazer, sabe bem que se adequar à nova modalidade de vendas online é fundamental. Por isso, ela procurou o IEL assim que viu o anúncio do curso WhatsApp: Marketing e Vendas Online.  “Para mim valeu muito a pena fazer o curso, porque eu sentia muita dificuldade em lidar com o WhatsApp que é uma ferramenta fundamental para o meu trabalho. Na empresa eu lido com os clientes antigos e outra funcionária faz a captação de novos clientes. Então eu ficava na zona de conforto e preferia tratar de maneira pessoal. Depois do treinamento no IEL, senti que destravaram muitas dificuldades que eu tinha com o aplicativo. Agora vamos deslanchar em mais vendas!”, garante Polyana. 

Esse é um caminho sem volta para a adoção de meios que se ajustem ao novo cenário de vendas virtuais. O mercado on-line, firmou-se tendência para o mundo de consumidores que procuram cada vez mais facilidade na hora de comprar produtos de modo virtual, e se preparar para essas novas práticas, é essencial para manter os negócios pelo emprego da web como catalizadora da produtividade do empreendimento.  

Sobre isso, Maria José Silva, conta que o ter feito o Curso de WhatsApp: Marketing e Vendas Online no IEL foi um investimento com numerosos retornos. “O curso nos deu um material didático muito bom. O professor Lucas demonstrou na prática o passo-a-passo para usarmos as ferramentas do aplicativo. Ele nos passou muito conteúdo e provou que realmente domina o assunto. Sem dúvidas, o aprendizado que tive aqui no IEL vai resultar em muitos clientes garantidos”, assegurou Maria José. 

De acordo com Lucas Mourão, o 1º curso de WhatsApp: Marketing e Vendas Online foi sucesso garantido, porque a mentalidade dos empresários está mudando para agregar as novas tecnologias às vendas pela internet, e ele já anuncia o 2º curso na área. “Trocamos muitas experiências, a turma foi bastante participativa e já deixo o convite para quem se interessa no assunto: participe da próxima turma porque eu tenho a certeza de que você não vai se arrepender!”, afirmou o Especialista. 

Dicas de Whatsapp Marketing  

Ainda Não Tem a Versão Business? Então Faça o Download! 

Mas antes, faça o Backup! 

Principais Funcionalidades do WhatsApp Business 

Etiquetagem 

 Mensagens de Ausência e Saudação 

Catálogo 

Personalize a Mensagem 

Cuidado Com a Foto do Perfil 

Utilize o Negrito Para Destaques Importantes, Mas Não Abuse! 

Escrever em 'Caixa Alta ' é o Mesmo Que Gritar 

Emojis Falam Mais Que Mil Palavras 

Este Emoji Destrói Uma Conversa (emoji do ok) 


Curiosidades 

 + 2 Bi de Usuários 

+ 120 Milhões de Usuários brasileiros 

WhatsApp Está Instalado em 99% dos Celulares 

Brasileiros 

98% dos brasileiros utilizam o App Diariamente 

65% dos brasileiros utilizam o App a Noite 

O Recurso 'Status' Já Possui Meio Bilhão de Usuários Ativos Diariamente 

*(dados obtidos pela Panorama Mobile Time/Opinion Box)  


https://www.mobiletime.com.br/noticias/27/02/2020/whatsapp-alcanca-presenca-recorde-em-99-dos-smartphones-no-brasil/ 

Informação: Fiema 

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