segunda-feira, 5 de julho de 2021

O Festival Guarnicê de Cinema 2021 – edição 44, que ocorrerá entre os dias 17 e 24 de setembro, no formato híbrido e promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão, terá suas inscrições encerradas na quarta-feira, 7. O evento é gratuito e podem participar brasileiros, ibero-americanos e de países de língua portuguesa, com idade mínima de 18 anos e com suas respectivas obras audiovisuais finalizadas a partir de outubro de 2019.

Quarto mais antigo festival de cinema do Brasil, a programação do Guarnicê inclui mostras competitivas e paralelas, assim como ações formativas que abrangem oficinas audiovisuais, palestras e workshops com especialistas em cinema. Vale ressaltar que as mostras competitivas nacionais são de filmes de longa e curta-metragem, os interessados deverão acessar o Formulário de Mostras Competitivas Nacionais para efetuarem suas inscrições.

Já os realizadores maranhenses poderão se inscrever respondendo o formulário on-line na categoria de seu interesse, entre filme publicitário, reportagem televisiva e videoclipe, além de longa, curta e curtíssima-metragem. A previsão de divulgação das obras selecionadas é para o dia 11 de agosto, com interposição de recurso do resultado em 13 de agosto, podendo sofrer alterações pela comissão organizadora do festival.

Entre os prêmios ofertados pelo Guarnicê estão o de melhor filme de longa-metragem nacional, que receberá R$ 20 mil, e o de melhor curta nacional, que será contemplado com R$ 10 mil. A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) destina dez salários mínimos aos melhores filmes maranhenses. Os vencedores das mostras competitivas também receberão o Troféu Guarnicê na cerimônia de encerramento desta edição, no dia 24 de setembro, obedecendo os protocolos de segurança sanitárias expedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outras informações sobre o Festival Guarnicê de Cinema 2021 podem ser obtidas pelo site do evento e/ou pelo Instagram @ufma_proec.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário