quarta-feira, 21 de julho de 2021

Caravana Mais Turismo estará até quinta-feira na região

Apresentar plano de ação, definir representantes municipais, realizar a escolha do formato das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Polo Lençóis Maranhenses. Esses foram alguns dos assuntos debatidos durante reunião entre representantes municipais e secretários de turismo dos municípios que compõem o Polo, realizada nesta terça-feira, 20, no município de Humberto de Campos.

Este é o primeiro encontro presencial dos representantes e contou com a presença dos secretários Carlos Kerlluylys (Barreirinhas); Cleomir Almeida (Humberto de Campos); Elaine Carvalho (Primeira Cruz); Jackson Sousa (Santo Amaro) e outros agentes turísticos.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência Lençóis e Delta, o encontro pautou, entre outros assuntos relacionados a Regionalização do Turismo, a definição da natureza das IGRs, como por exemplo, se as instâncias irão adotar o formato de Conselho, Fórum, Associação ou Agência, além de definir uma data para eleição dos novos membros da instância.

Os assuntos pautados durante o encontro foram registrados em Ata e disponibilizados junto aos anais da Instâncias de Governança Polo Lençóis Maranhenses.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, destacou a importância dos municípios estarem participando de todo o processo visando o fortalecimento da gestão pública do turismo.

“É necessário que os municípios estejam envolvidos para o crescimento do turismo. A Setur irá oferecer todo suporte necessário voltado para a regionalização do turismo, para qualificar os munícipios turísticos dentro do Mapa do Turismo Brasileiro, no Maranhão”, declarou.

Para o secretário adjunto de Humberto de Campos, Jorge Coelho, o encontro serviu para fazer algumas atualizações das ações de fortalecimento e integração realizadas pelos municípios no Polo.

“É muito importante a união e o diálogo de cada cidade e de como podemos trabalhar juntos em prol do turismo em nossos municípios. Trabalhando unidos iremos melhorar ainda mais o turismo em nossa região”, frisou o secretário adjunto.

Ao término da reunião, os representantes municipais realizaram uma visita às obras de revitalização do cais de Humberto de Campos, obra realizada pela Setur-MA e incluída dentro do Programa Destino Lençóis e Delta.

CARAVANA MAIS TURISMO

Entre os dias 19 e 23 de julho, a Caravana Mais Turismo irá realizar cadastro de artesãos, visitas técnicas e ofertar cursos de qualificação profissional em alguns povoados, em Humberto de Campos.

Nesta segunda-feira, 19, equipe técnica da Superintendência Lençóis e Delta, iniciaram as visitações ao povoado Achuí. Nesta quarta-feira, 21, a equipe segue o cronograma de visitações ao povoado Rampa e Flexeiras, onde na ocasião, irão realizar também cadastro de artesãos na comunidade.

Na quinta-feira, 22, as visitas técnicas se encerram no povoado Ribeira, onde também será ofertado curso de Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes (carga horária de 4 horas), com aulas sendo ministradas no turno matutino e vespertino.

OUTRAS AÇÕES DA CARAVANA EM HUMBERTO DE CAMPOS

Em junho, Humberto de Campos recebeu ações da Caravana Mais Turismo com a oferta de cursos de qualificação profissional, cadastro e palestras para artesãos, além de visitas a estabelecimentos da cidade através da blitz do Programa “Mais Infância Mais Turismo”.

Durante cinco dias de ações, técnicos da equipe da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta da Setur percorreram os povoados de Quebra Anzol e Santa Clara, e qualificaram 73 pessoas no município, com os cursos de “Qualidade no Atendimento” e “Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes”, ambos com carga horária de 4 horas, e de “Boas Práticas para Manipulação de Alimentos” e “Condutores de Passeio em Ambientes Naturais”, com carga horária de 8 horas.

Na ocasião, foram também efetuados 15 novos cadastros de artesãos.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário