sexta-feira, 16 de julho de 2021

Imagine um encontro inusitado entre Daniel de La Touche, fundador de São Luís; Nossa Senhora da Vitória, santa padroeira da cidade e Padre Antônio Vieira, que pregou, em solo ludovicense, o célebre ‘Sermão de Santo Antônio aos Peixes’? Essa reunião atemporal de ilustres personagens da formação histórica e religiosa de São Luís é na verdade o mote da visita teatralizada que integra o projeto Férias no Museu, realizado durante todas as sextas-feiras do mês de julho deste ano, pelo Museu da Arte Sacra (MAS) do Maranhão.

Durante as sessões teatralizadas, as visitas guiadas no Museu são conduzidas por esses três personagens, que apresentam aos visitantes detalhes sobre o rico acervo do Museu da Arte Sacra, composto por uma importante coleção com peças de imaginárias, ourivesaria e paramentos dos séculos XVII, XVIII e XIX, nos estilos maneirista, barroco, rococó e neoclássico. 

De acordo com a gestora do Museu, Ydsa Teixeira, a ideia é facilitar o acesso do público ao precioso conteúdo artístico que compõe o acervo do MAS.

“Buscamos oportunizar o público mediante visitas guiadas de forma teatralizada. Vamos trazer a história sacra de uma maneira mais acessível, buscando uma interação com os visitantes”, detalha Ydsa.

Durante a visita teatralizada, o personagem do ‘Senhor de La Ravardière’, Daniel de La Touche, inicia o roteiro contando um pouco da fundação de São Luís. Em seguida, Nossa Senhora da Vitória narra a Lenda do Milagre de Guaxenduba e o Padre Antônio Vieira declama o Sermão aos Peixes. Por fim, há a ‘procissão’ do século XIX’ e Daniel de La Touche cantando o Hino de Louvor a São Luís.

Reabertura

O elenco da visita teatralizada conta com os atores Josimael Caldas (como Padre Antônio Vieira), Guilherme Guimas (como Daniel de La Touche) e Rita Caldas (como Nossa Senhora da Vitória).

O ator Josimael Caldas celebra a oportunidade de participar do projeto, já que a ação marca a retomada de atividades presenciais do MAS, suspensas desde o início da pandemia de Covid-19.

“O projeto Férias no Museu marca a retomada das ações presenciais deste importante equipamento cultural que é o Museu de Arte Sacra do Maranhão, onde crianças e adultos vivenciam as férias de forma lúdica pela história, arte e cultura. O teatro ocupa lugar de destaque, dando vida e contextualizando toda a história das artes sacras do nosso estado”, sintetiza o ator.

O projeto Férias no Museu acontece todas as sextas-feiras do mês de julho, com entrada gratuita. As mediações são realizadas às 15h, 16h e 17h, com grupos limitados de visitantes em cada sessão, com adoção dos protocolos sanitários necessários para prevenção do coronavírus.  

Nosso Centro

A ação no Museu de Arte Sacra é mais uma iniciativa que integra o conjunto de estratégias do programa estadual Nosso Centro, conforme sublinha o secretário de Estado da Cultura e coordenador do projeto, Anderson Lindoso.

“O projeto Férias no Museu soma-se a uma série de outras intervenções que compõem o escopo do Nosso Centro. O projeto vem requalificando edificações históricas, estimulado a moradia na região central de São Luís, mas também visa ampliar o acesso à cultura, especialmente quando se trata de um espaço tão rico como o Museu da Arte Sacra”, pontuou Anderson Lindoso.

Equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Museu de Arte Sacra está sediado no Palácio Arquiepiscopal de São Luís, ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, na Praça Pedro II, Centro Histórico de São Luís.  

SERVIÇO

O quê: projeto Férias no Museu

Quando: todas sextas-feiras de julho de 2021, com mediações às 15h, 16h e 17h

Onde: Museu de Arte Sacra

Informação: Cultura.MA

0 comentários:

Postar um comentário