quarta-feira, 14 de julho de 2021

Programa visa geração de trabalho, emprego e renda, favorecendo o desenvolvimento econômico local por meio do estímulo e apoio ao empreendedorismo

São José de Ribamar é um dos 53 municípios que recebem o Programa Cidade Empreendedora, por meio da parceria entre Sebrae e Governo do Maranhão, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). Nesta quarta-feira, 14, aconteceu o lançamento do programa, no auditório do Ifma do município, com foco na retomada do crescimento, geração de emprego, renda e desenvolvimento.

O Cidade Empreendedora, idealizado e executado pelo Sebrae, integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades. É implementado em oito etapas que preparam os municípios para gerar emprego, renda e oportunidades de negócios. No programa, será promovida a capacitação de funcionários, estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais’.

“São José de Ribamar tem uma vocação muito forte para o comércio e a prestação de serviços, seguida da pequena indústria e o turismo. Todas essas atividades podem ser fortalecidas por esta estratégia de desenvolvimento local, a qual chamamos de Programa Cidade Empreendedora. Já o setor produtivo, com apenas 6% de participação na economia local, tem tudo para crescer com as ações da trilha do Agronegócio, oferecida no programa, beneficiando os pequenos produtores com mais conhecimento e tornando suas propriedades em negócios rentáveis.”, disse Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, anunciou, durante o evento de lançamento, a realização de 10 feiras, que ocorrerão nas cidades contempladas pelo programa e frisou a construção de uma Escola Digna, também em São José de Ribamar, fruto de contrapartidas sociais com o Governo.

“Tenho a certeza que, com o Cidade Empreendedora, vamos contribuir para o crescimento de diversos municípios. Aqui em São José de Ribamar, anunciamos a construção de uma Escola Digna em parceria com a Ambev, com o intuito de contribuir com o município”, disse o secretário.

O programa alcança 53 municípios e vai impactar mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

O prefeito de São José de Ribamar, Júlio César Matos, o Dr. Julinho, destacou a parceria entre Governo do Estado, Sebrae e a Prefeitura e acredita que o programa vai contribuir para a geração de empregos na cidade.

“Esse programa é de empreendedorismo. Junto com o Sebrae, o município e o Estado, nós podemos viabilizar condições de emprego, melhoramento social, educacional e dignidade de vida. Com o empreendedorismo e com a ajuda do Governo do Maranhão, atrelado ao município, podemos ofertar cursos e gerar condições de emprego para a maioria da população”, disse o prefeito.

“Destaco que o Cidade Empreendedora é inovador em todo o país e que o Maranhão é um dos estados pioneiros no Sistema Sebrae na implantação e implementação do programa.  Temos atuado fortemente junto ao Governo do Estado e às prefeituras municipais, para possibilitar que o desenvolvimento local seja fomentado e ajude os municípios maranhenses a crescer, impulsionando a nossa economia”, pontuou a diretora de administração e Finanças do Sebrae estadual, Rachel Miranda Jordão.

O evento de lançamento do Cidade Empreendedora em São José de Ribamar contou, ainda, com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Giovana Duailibe; da presidente da Câmara Municipal, vereadora Francimar Jacintho, e demais  autoridades estaduais e municipais.

Durante o evento, a prefeitura recebeu uma série de documentos estratégicos para o fortalecimento do posicionamento institucional como Cidade Empreendedora, tais como o Guia de Comunicação, Agenda de Compromissos com os pequenos negócios e Município em Números - Dados Preliminares e Protocolos de Retomada Econômica do Municipal.

Municípios contemplados

As cidades beneficiadas na parceria Sebrae e Governo do Estado são: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.

Informação: Sebrae - MA

0 comentários:

Postar um comentário