terça-feira, 17 de agosto de 2021

No dia do estagiário (18/08), um balanço mais que positivo da atividade

No dia 18 de agosto comemora-se o Dia do Estagiário. E em tempos de pandemia, conquistar uma vaga de estágio é ainda mais importante, pois trata-se de uma oportunidade de aprender na prática a teoria estudada nos cursos universitários, além de usar essa experiência como uma chave para abrir importantes portas, no cada vez mais concorrido e escasso, mercado de trabalho.

O estágio é a primeira experiência e um momento muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Esta é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos. Além de permitir a troca de experiências com os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias que acabam por moldar de forma mais completa um bom profissional.  

Para as empresas, o estágio também traz vantagens, como a de contar com um time de colaboradores ávidos em aprender e produzir, além de ajudar a oxigenar a empresa com novas ideias da Academia. O Grupo Potiguar, maior home center do Estado, aposta nessa parceria e conta com estagiários do ramos de arquitetura em suas lojas de São Luís e Imperatriz. Eles prestam auxílio técnico aos clientes, orientando sobre as melhores escolhas, da ambientação à questões da obra. “É uma troca enriquecedora para todos, e a Potiguar acaba sendo um laboratório prático para esses estudantes, que contam com todo o apoio dos nossos colaboradores também”, explica a responsável pelo setor de Recursos Humanos do Grupo Potiguar Conceição Guimarães.

No Laboratório Lacmar, um dos maiores do Maranhão, há convênio de estágio com alunos do Curso de Farmácia do Unicema. Segundo a analista de RH da empresa, Emanuelle Gomes, eles são relevantes no processo:

“No momento temos 12 estagiários no Lacmar. Todos levam muita a sério essa experiência pois sabem que é uma oportunidade única para entrar bem no mercado de trabalho. Aqui no nosso time de profissionais do Lacmar somos todos apaixonados pela área da saúde, independente do cargo, e procuramos passar esse amor pela profissão também aos nossos estagiários”, diz Emanuelle.   

A TVN, operadora maranhense de Internet, TV HD e Telefonia Fixa e Móvel também colhe bons frutos com a prática do estágio em nível superior. Desde 2019 o serviço de SAC / Serviço de Atendimento ao Cliente  da operadora, que antes era terceirizado, foi primarizado pela empresa; e tem sido feito com muita qualidade por um time de 46 de estagiários, sob a supervisão direta de colaboradores da TVN.

“A Operação do SAC é feita por estagiários que estão tendo sua primeira oportunidade de trabalho já em uma empresa grande como a nossa e com 22 anos de mercado. São jovens dinâmicos, com boa comunicação, motivados, focados em aprender e crescer. Essa parceria tem dado muito certo”, revela a Ger. de Atendimento da TVN Flávia Pessoa.

São jovens como Wendell Ferreira de Sousa, de 25 anos e estudante do curso de Administração. Desde julho de 2020 ele integra a equipe do SAC da TVN. Ele é responsável por tirar dúvidas, orientar e registrar as solicitações dos clientes da operadora.

A estudante de Relações Públicas da UFMA Stefany Rêgo Silva é estagiária da área de relacionamento com a imprensa na Equatorial Maranhão. Para ela, essa primeira oportunidade profissional não poderia ser mais rica:

“Integro a equipe de marketing da Equatorial Maranhão há um ano e oito meses. Esse foi meu o primeiro estágio no mercado profissional e tem sido uma experiência muito importante. Além de aplicar o conhecimento adquirido na universidade na prática, ter contato com o ambiente corporativo real me faz ampliar meus conhecimentos, em uma troca sempre muito rica diariamente, que é fundamental para o meu processo de formação”, diz ela.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário