quarta-feira, 11 de agosto de 2021

A Academia Maranhense de Letras (AML) completa hoje 113 anos de existência. Fundada em 10 de agosto de 1908, por nomes como Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, I. Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva, a AML é um importante instrumento para a preservação e propagação da rica literatura maranhense e também da cultura do Estado do Maranhão.

A AML possui uma forte ligação com a Universidade Federal do Maranhão, tendo o reitor da UFMA, Natalino Salgado, como atual ocupante da cadeira de número 16 da Academia. Além disso, em 2015, Natalino Salgado, junto à AML, concedeu a cinco imortais da Academia o título de doutor Honoris Causa, sendo eles Dom Delgado, Mário Meireles, Jomar da Silva Morais, José Maria Ramos Martins e Domingos Vieira Filho.

Há, pelo menos, outros 12 nomes que ocupam atualmente uma cadeira na Academia Maranhense de Letras e que possuem alguma relação com a Universidade, seja como docente ou discente, entre os quais estão Sebastião Moreira Duarte (cadeira 01), professor aposentado da UFMA; Agostinho Ramalho Neto (cadeira 05), professor da UFMA entre 1981 e 1995; Antônio Carlos Gomes Lima (cadeira 07), graduado em Comunicação Social; Félix Alberto Lima (cadeira 25), graduado em Jornalismo; Alex Brasil (cadeira 30), graduado em Comunicação Social, entre outros.

Para mais informações, acesse o site da Academia Maranhense de Letras

Saiba mais:

Outros ocupantes atuais de cadeiras na Academia de Maranhense de Letras que tiveram a Universidade Federal do Maranhão como parte de suas respectivas formações:

Cadeira 06 – Laura Amélia Damous Dualibe – graduada em Filosofia;

Cadeira 12 – Ana Luiza Almeida Ferro – graduada em Direito;

Cadeira 20 – Sônia Almeida – graduada em Letras;

Cadeira 37 – Joaquim Elias Nagib Pinto Haickel – graduado em Direito;

Cadeira 39 – Ceres Costa Fernandes – graduada em Letras;

Cadeira 40 – Ney Bello Filho – Graduado em Direito.

Pela AML passaram ainda nomes importantes da nossa literatura e cultura maranhense, como Godofredo Viana, Viriato Corrêa, Josué Montello, Odylo Costa Filho, entre outros.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário