segunda-feira, 30 de agosto de 2021

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Upaon-Açú/Miritiba/Alto Preguiças foi criada por meio do Decreto 12.428, de 05 de julho de 1992, e tem o objetivo de disciplinar o uso e a ocupação do solo, a exploração dos recursos naturais, as atividades de caça e pesca, a proteção à fauna e à flora, a manutenção das biocenoses e o padrão de qualidade das águas.

A APA possui aproximadamente 1.535 hectares e está inserida nos biomas Amazônia, Cerrado e Zona Costeira e Marinha, abrangendo 22 municípios maranhenses, além das bacias hidrográficas estaduais do Itapecuru, Munim, Periá e Preguiças, onde se localizam as nascentes do rio Preguiças. 

O local possui grande importância econômica e socioambiental, uma vez que constitui a maior área de invernada conhecida do litoral norte-sul/americano para as espécies de maçarico branco. Além disso, possui rica diversidade de fauna e flora, visto que é tida como área de descanso, alimentação e nidificação do guará, e várias outras espécies migratórias ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho.

Informação: SEMA

0 comentários:

Postar um comentário