quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Parques nacionais nos estados de ES, MG, RJ e SP foram incluídos no PPI

Nesta quarta-feira (25/8), o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) deliberou pela inclusão de mais cinco parques nacionais na carteira de ativos do programa. A medida representa mais um avanço importante na agenda de concessões de parques nacionais do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que busca atrair recursos para a conservação por meio da parceria com o setor privado.

As unidades de conservação incluídas são os parques nacionais da Serra da Canastra (MG), Serra do Cipó (MG), Caparaó (MG/ ES), Restinga de Jurubatiba (RJ) e a Floresta Nacional de Ipanema (SP). Ao todo, os parques somam mais de 280 mil hectares de áreas protegidas em três biomas distintos: Cerrado, Mata Atlântica e no bioma marinho costeiro.

O objetivo das concessões é ampliar a proteção ambiental dos parques por meio do aumento da visitação, de investimentos privados em manutenção e conservação, do aumento da educação ambiental e do contato com a natureza, e da geração de emprego, renda e desenvolvimento no entorno dos parques. Nesse âmbito, são mais de 25 municípios lindeiros aos parques, alcançando uma população de mais de 670 mil brasileiros.

Até aqui, a agenda de concessões realizou leilões de 4 unidades de conservação: os parques nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral (RS/SC), e as florestas nacionais de Canela e de São Francisco de Paula (RS). Ao todo, são previstos investimentos superiores a R$ 420 milhões. Entre os investimentos obrigatórios, estão serviços de manutenção e proteção ambiental, como corpo de brigadistas.

Informação: Ministério do Meio Ambiente

0 comentários:

Postar um comentário