quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Realizada pelo Sebrae, a feira terá expositores e palestrantes nacionais e internacionais e apresentará potencial turístico da Chapada das Mesas

Com o objetivo de fomentar, promover e fortalecer o desenvolvimento do Turismo Rural, com visibilidade mundial ao empreendedorismo no campo, o Sebrae Maranhão sediará, de 01 a 04 de setembro, a 17ª edição da Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil (Ruraltur).  Evento acontecerá em ambiente 100% digital trazendo para a discussão o tema “Turismo Consciente, Criativo e Colaborativo”, com diversas ações voltadas para empreendedores rurais e aos que desenvolvem atividades ligadas ao turismo rural, além de demais interessados nesse nicho de mercado. A expectativa do Sebrae é que mais de 250 lojas e 500 expositores participem desta edição da Feira.

Esta será a primeira vez que o Sebrae Maranhão sedia um evento voltado para o turismo rural, motivado, principalmente, pelo potencial turístico do estado, em especial no polo Chapada das Mesas e região Sul, onde a instituição já promove inúmeras ações que beneficiam empreendedores do segmento nas suas mais diferentes modalidades.

"Esta é uma oportunidade de posicionar o Maranhão no cenário do turismo rural, além do turismo de aventura, ecoturismo e turismo de natureza, nos quais o estado já é reconhecido, diversificando e capacitando os pequenos negócios ligados ao setor. O evento, oportuniza, ainda, a geração de negócios e troca de experiências entre os participantes de várias atividades da cadeia produtiva e dos vários estados e países participantes", aponta a analista do Sebrae, Sandra Barcelos, coordenadora do Ruraltur 2021.

Criada pelo Sebrae Paraíba em 2005, a Ruraltur passou a ser nacional e itinerante a partir de 2015. Na edição de 2021, está sendo realizado o Festival de Turismo Rural e Turismo de Aventura que consiste em capacitações prévias dos participantes com vistas ao resgate de tradições, cultura e pertencimento dos empreendedores e expositores à região Sul do estado – mais especificamente ao Polo Chapada das Mesas. Com a ação, eles já estão recebendo consultorias, mentorias e tutorias. As melhores experiências resultantes dessas capacitações prévias serão apresentadas durante a programação da 17ª Ruraltur, contribuindo para o fortalecimento e posicionamento da região na diversificação do turismo.

“O evento é uma oportunidade muito boa já que proporciona pra gente conhecimento e interação de onde estivermos, pois muitas vezes com as atribuições do dia a dia não conseguimos participar presencialmente. Sou apaixonado pela natureza, com tudo que ela tem. Estar participando dessas ações tem me mostrado que somos maiores do que podemos imaginar. A gente encontra um músico, um artesão, uma pessoa que trabalha com alimentação. Nesses eventos, a gente troca muita experiência, resultando em ideias que podem se tornar realidade, vindo a somar para a nossa atividade”, destacou Pedro Garcia, proprietário da Chácara Cabana dos Lagos, em Riachão, que está participando da prévia da Ruraltur. Ele transformou sua propriedade rural em pousada e recebe visitantes que chegam para conhecer as belezas da Chapada das Mesas.

Programação

Dentro da programação da feira, estão previstas visitas técnicas virtuais, mesas redondas, rodadas de negócios, palestras, salas de bate-papo com consultores e especialistas para quem quiser investir no turismo rural consciente, criativo e colaborativo.

O estado do Maranhão tem uma vasta segmentação do turismo, embora pouco conhecida. O diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade, pontua que a Ruraltur servirá como uma vitrine para o setor no estado.

"O Maranhão é um dos estados com maior diversidade de oportunidades e potenciais turísticos, porque oferece opções de praia, patrimônio histórico, cultura, aventura, natureza, dentre outros. Sem dúvida um dos nossos maiores potenciais está no rural. Apesar disso, esse é um segmento que ainda precisa ser mais conhecido interna e externamente. E o RuralTur será uma grande vitrine para apresentarmos algumas dessas oportunidades", acredita o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário