quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O casarão 476 da Rua do Giz, típico sobrado colonial do século XVIII, está sendo revitalizado para abrigar a nova sede da Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (SEIR). A revitalização do sobrado, desenvolvida pelo Programa Nosso Centro, é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), que tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, a conservação e a valorização da história de São Luís. A execução do projeto de restauração é feita em parceria com a empresa Vale.

De acordo com o secretário da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, a destinação do casarão para nova sede da SEIR surge em um momento em que o Governo do Estado articula a ampliação das políticas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas.

“É um momento de muita alegria. Por meio dessa parceria com a Secid, esse novo espaço vai atender e garantir, ainda mais, a efetivação das políticas públicas que assegurem os direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais”, celebrou o secretário.

Para Sebastião Cardoso Júnior, assessor de matriz africana da SEIR, o sobrado será um espaço para diálogo e construção das políticas públicas junto à comunidade. “As entidades que lutam com a gente pela garantia dos seus direitos terão agora mais um lugar para alcançar o seu objetivo: uma sociedade mais democrática”, destacou.

Revitalização do sobrado

Os trabalhos no sobrado 476 da Rua do Giz incluem a fundação do prédio e a limpeza para dar início à instalação da estrutura metálica da cobertura. As paredes de pedra e de blocos estão sendo recuperadas com técnicas de reboco. O imóvel está recebendo, ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade.

Todos esses serviços são executados para dar uso ao prédio sem deixar de preservar seu valor histórico, que possui forte influência da colonização portuguesa.

A restauração do casarão está sendo executada de forma sustentável, garantindo mais qualidade de vida para quem reside no entorno da obra. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 2,8 milhões. A obra gerou cerca de 60 empregos formais e informais. A entrega está prevista para setembro deste ano.

História do casarão

Destinado ao uso comercial, o casarão 476 da Rua do Giz é um típico sobrado colonial do século XVIII, cuja importância histórica ocorre por marcar o início da urbanização da cidade de São Luís.

O sobrado, com características predominantemente da arquitetura portuguesa, foi um importante empreendimento da cidade, permitido pela sua estrutura física e localização em um dos espaços mais conhecidos para o comércio de mercadorias de luxo.

O casarão 476 está localizado no bairro Desterro, que compõe o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís, cenário de um dos primeiros momentos da ocupação portuguesa na capital maranhense, que recebeu, em 1997, da Unesco, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A atribuição é referente ao conjunto arquitetônico e azulejaria presentes na rua que, até os dias atuais, guarda a história da colonização portuguesa no Maranhão.

Polo da Igualdade Racial

Além da nova sede, a SEIR também será contemplada com a construção da Praça da Liberdade, onde hoje se encontra o canteiro de obra do casarão, integrado com o Cafua das Mercês. O conjunto arquitetônico e urbanístico formará, no Centro Histórico, um importante marco para a luta por igualdade racial.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário