quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Informação é da Sondagem Industrial produzida pela FIEMA no período de 1 a 13 de julho 

SÃO LUÍS – A produção industrial maranhense registrou, em junho deste ano, a maior pontuação, em termos de atividade, dos últimos anos. Com 69,4 pontos, a indústria apresentou um aumento de 28% em relação ao mês anterior e de 34,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Um crescimento consistente com o aumento da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) efetiva-usual. 

Coerente com o aumento da produção, a utilização da capacidade instalada atingiu a maior alta dos últimos anos, com um aumento de 36 pontos em relação ao mês de maio e de 68,6% relativamente a junho/2020. 

Na região Nordeste o nível de atividade industrial foi a 52,7 pontos, um aumento 3,3% em comparação com mês de maio. Enquanto no Brasil (52 pontos) registrou-se uma queda de 1,5% em junho, em relação ao mês anterior.  

Os dados são da Sondagem Industrial do Maranhão, estudo elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi realizada na primeira quinzena de julho, com empresários de diversos segmentos da indústria maranhense. 

O levantamento apontou que a situação dos empregados se mostrou com um aumento de 4,1 pontos em junho relativamente a maio deste ano, fechando com 58,3 pontos, sendo o aumento de empregos declarados por 13% das indústrias enquanto outras 87% o mantiveram inalterado. Estes números corroboram os aumentos registrados em termos de atividade, de UCI e de estoques. 

Em relação as expectativas dos empresários para os próximos seis meses, a pesquisa mostrou que elas são favoráveis, com os indicadores de demanda, matéria-prima e empregados superando a linha dos 50 pontos, especialmente entre as empresas de pequeno porte. Abaixo desse nível somente a exportação, que não se apresenta como a variável mais importante.  

Participaram da pesquisa indústrias dos segmentos de alimentos, vestuário, couros, química, plásticos, minerais não metálicos, metalurgia e produtos de metal. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário