terça-feira, 10 de agosto de 2021

Evento on line iniciou nesta segunda-feira (9) e vai até 19 de agosto, contando com a participação de cerca de 50 profissionais do Terceiro Setor, Instituições Comerciais, Comunidades e Setor Público para debater e propor soluções para a inclusão digital

Uma rede de cooperação internacional, sem fins comerciais, formada por profissionais que têm colaborado para ativar o potencial das pessoas e acelerar o caminho para a inclusão digital. Em síntese, este é o propósito do Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas, movimento em prol da redução da desigualdade e da divisão digital, que será realizado em ambiente on line, por meio da plataforma Zoom, entre os dias 9 e 19 de agosto de 2021.

Serão oito dias de evento, com painéis de duas horas de duração, reunindo 47 instituições do Brasil e de Portugal, com grande representatividade nas seguintes áreas temáticas: Financiamento, Democratização, Infraestrutura e Acesso, Segurança e Privacidade, Empregabilidade, Metodologia e Ferramentas e Ensino de Programação. A ideia é que, por meio de uma aliança entre terceiro setor, comunidades e o setores público e privado seja discutida a inclusão digital como catalisadora de uma sociedade e economia mais inclusivas e justas.

Para o segundo painel do Summit de Inclusão Digital – Vozes Inclusivas o debate será sobre “Captação de Recursos e Modelos de Negócios para a Inclusão”. A programação começa às 10h desta terça feira (10) e contará com a mediação de João Paulo Vergueiro, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e a particiapção de Mariana Serra, da Volunteer Vacations; Franklin Luzes Junior, que é COO Microsoft e Idealizador da iniciativa Women Entrepeneurship (WE) Kelly Kelly Baptista – projeto Potencialize; Marcy & Fabrícia, do Marketplace de Artes Indígenas TUCUM, e Gilson Rodrigues, da G10 Favelas.

O Sebrae participa do evento com a presença da gerente da Unidade de Cultura Empreendedora, Raissa Einstein, que será mediadora do Painel nº 6, no dia 17 de agosto, com o tema Conteúdo Localizado, Educacional, Prático e Cotidiano. O painel reúne especialistas para um debate sobre inclusão digital e necessidades das populações, valorização das diferentes identidades e culturas e a força dos conteúdos inclusivos, que empoderam, instruem e transformam.

O evento é aberto ao público e a inscrição gratuita pode ser realizada diretamente no website www.vozesinclusivas.org, com vagas limitadas.

Abismo Digital – Dados apurados pela organização do Summit extraídos de relatórios de organizações internacionais como ONU, Unicef e Unesco demonstram um verdadeiro abismo digital no planeta. Os números indicam, por exemplo, que 46% da população mundial e 31% das crianças em idade escolar não possuem acesso à Internet.

Já no cenário brasileiro, a situação é alarmante. Dos estudantes de escolas públicas, 39% não possuem computador, enquanto 69% dos excluídos do mundo digital durante a pandemia de Covid-19 são pretos, pardos e indígenas.

“A divisão digital intensificou ainda mais o seu ritmo já excludente de 10 anos atrás. Há uma urgência por ações concretas hoje, não em 5, 10 ou 30 anos. Para quem está excluído, cada segundo pode fazer a diferença. Por isso é preciso menos discussão, reflexão, e mais integração e ação”, afirma Renato Peixoto, idealizador do movimento Vozes Inclusivas e produtor do Summit Inclusão Digital 2021.

Ele completa, ressaltando que “o Summit de Inclusão Digital 2021 é um evento que busca impulsionar vozes diversas, plurais, representativas, e que se relacionam com as diferentes temáticas da inclusão digital. A integração é o único caminho para escalar o impacto no presente”.

O Sebrae avalia que o Summit representa uma oportunidade para que se discuta mais a fundo a questão da inclusão digital. Segundo Raíssa Einstein, a inclusão digital é essencial para possamos evoluir como sociedade e para que as pessoas possam tirar o que há de mais rico nesse ambiente, um direito que confere acesso a outros direitos fundamentais. “Quando pensamos no mundo moderno ou na internet, tendemos a achar que o fato de muitas pessoas terem acesso à essa tecnologia, aos smartphones, significa que estão incluídas. Na verdade, é preciso levar em conta as diversas realidades e sobre como podemos trabalhar a infraestrutura e, principalmente, o acesso que para as pessoas se vejam nesse ambiente como cidadãos e o enxerguem como um caminho de aprendizagem, como uma ferramenta à disposição que contribui tanto com a educação, quanto com a inserção no mercado de trabalho, por exemplo, analisa a gerente.

Sobre o Movimento Vozes Inclusivas

Criado em 2021 por Renato Peixoto, Camila Achutti e Thiago Curvello, o movimento Vozes Inclusivas é uma rede de cooperação internacional, sem finalidade comercial, composta por profissionais que têm colaborado para disparar o verdadeiro potencial das pessoas e acelerar o caminho para a inclusão digital. Formado por pessoas que atuam em prol da redução da desigualdade e da divisão digital em diferentes cenários. Por indivíduos que estão de olhos abertos para o desequilíbrio ao nosso redor. Que buscam um futuro com mais equidade, adaptando oportunidades e deixando-as mais justas

SUMMIT DE INCLUSÃO DIGITAL – VOZES INCLUSIVAS

PROGRAMAÇÃO


PAINEL 2 - Captação de Recursos e Modelos de Negócios para a Inclusão

Dia: 10 de agosto, terça-feira

Horário: das 10h às 12h

MEDIADOR: João Paulo Vergueiro – ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos

PALESTRANTES:

Mariana Serra – Volunteer Vacations

Franklin Luzes Junior – COO Microsoft e Idealizador da iniciativa Women Entrepeneurship (WE) Kelly Kelly Baptista – projeto Potencialize

Marcy & Fabrícia – Marketplace de Artes Indígenas TUCUM

Gilson Rodrigues - G10 favelas


PAINEL 3 - Infraestrutura, Acesso a Dispositivos (Hardwares) & Economia Circular

Dia: 11 de agosto, quarta-feira

Horário: das 14h às 16h

MEDIADOR: Roseli de Deus Lopes – Estudos Avançados USP, Desenvolvedora do computador Labrador

PALESTRANTES:

Alessandro Dinelli – Instituto Descarte Correto

Rafael Diniz – Rhizomatica, lançou o Kurupira 1 (rádio digital na Amazônia)

Leonardo Ribeiro – Favela Holding

Eduardo Ikeda – FilipeFlop

Higor Cauê – CIVI-CO


PAINEL 4 - Conectividade, Segurança & Privacidade e Democratização Digital

Dia: 12 de agosto, quinta-feira

Horário: das 14h às 16h

MEDIADOR: Isabella Henriques – Instituto Alana

PALESTRANTES:

Eduardo Magrani – INPD – autor da Coleção Cultura Digital

Fábio Rua – IBM – Movimento Brasil País Digital

Kalyne Lima – CUFA – Central Única das Favelas

Natalia Paiva – Instagram

Gilberto Vieira – data_labe


PAINEL 5 - Caminhos de Aprendizagem, Ferramentas e Metodologias Educativas

Dia: 16 de agosto, segunda-feira

Horário: das 14h às 16h

MEDIADOR: Débora Garofalo – CIEBP – Centro de Inovação da Educação Básica Paulista e Integrante da comissão de Direitos Humanos SP

PALESTRANTES:

Alice Carraturi – Head de Produtos do Centro de Inovação para a Educação Brasileira - CIEB

Débora Nunes – Fundação 1Bi, AprendiZap

Kelly Maurice – Educando by Worldfund

Alexandre Nilo Fonseca – MUDA Movimento pela Utilização Digital Ativa

Ellen Polliana Ramos - Membro do projeto Inclusão Digital da UFRPE / UAST em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada


PAINEL 6 - Conteúdo Localizado, Educacional, Prático e Cotidiano

Dia: 17 de agosto, terça-feira

Horário: das 14h às 16h

MEDIAÇÃO: Raíssa Einstein - gerente da Unidade de Cultura Empreendedora do Sebrae no Maranhão.

PALESTRANTES:

Rinaldo de Oliveira – portal SoNoticiaBoa

Patrícia Senise – Hand Talk - Língua Brasileira de Sinais

Gabriel Victor - Professor Rede Ensina Brasil

Catherine Jimenez - Instituto Crescer

João Leal – Co-fundador e CEO da Árvore


PAINEL 7 - Carreiras digitais, Empregabilidade e Empreendedorismo Social

Dia: 18 de agosto, quarta-feira

Horário: das 14h às 16h

MEDIADOR: Vítor Coff – Instituto Guetto

PALESTRANTES:

Aline Fróes – Vai na Web

Claudia Mendes – SAMSUNG – Solve for Tomorrow e SamSung Innovation Campus

Paulo Rogério Lázari – Alpha Edtech

Claudia Mendes – Jogo das Profissões para a Igualdade (Portugal)

Isabel Costa - Solve for Tomorrow e o Samsung Innovation Campus.

Manuel Garcia - Programa Upskill Portugal


PAINEL 8 - Pensamento Computacional e Ensino de Programação

Dia: 19 de agosto, quinta-feira

Horário: das 14h às 16h

MEDIADOR: Camila Achutti – Mastertech e Instituto SOMAS

PALESTRANTES:

Fabio Carmo – Educ360°

Lindália Junqueira – Hancking.Rio

Aurélio Mororó – Plataforma Impact

Noah Scheffel - EducaTRANSforma

Clara Gonçalves – ENSICO – Associação Portuguesa para o Ensino de Programação


SERVIÇO

O QUE? SUMMIT DE INCLUSÃO DIGITAL – VOZES INCLUSIVAS

QUANDO? De 9 a 19 de Agosto

ONDE? Inscrições grátis e Informações: http://www.vozesinclusivas.org/

Informação: Sebrae-MA

0 comentários:

Postar um comentário