terça-feira, 17 de agosto de 2021

Parceria foi firmada com Prefeitura de Alcântara, CEA e AEB, numa iniciativa do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI/CEA) e com a Prefeitura de Barreirinhas  

ALCÂNTARA – No último dia 10 de agosto, em Alcântara, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Alcântara certificou as pessoas da comunidade que concluíram os cursos de Costureiro Industrial de Vestuário e de Pedreiro de Alvenaria, resultante da parceria firmada entre a Prefeitura de Alcântara, a FIEMA e o SENAI.  

Depois de dois meses de curso e 160h, mais de 80 pessoas foram certificadas, sendo 41 do curso de costureiro industrial do vestuário e 43 do curso de pedreiro de alvenaria. A cerimônia de certificação foi encerrada com um desfile de moda, com peças produzidas pelas próprias alunas e contou com a presença do prefeito Padre William, além do coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, Rogerio Garcês. 

A instrutora técnica do curso de costureira, Edinaelma Gomes falou da sua gratidão em vê as alunas concluindo o curso.  " Espero que elas, a partir de agora, cresçam não apenas como costureiras, mas como empreendedoras também.”  destaca a instrutora.  

O Prefeito Padre William agradeceu à FIEMA e ao sistema S pela parceria e pautou que “formações como essas garantem mão de obra mais qualificada e contribuem para a geração de emprego e renda no município”. 

Essa ação foi promovida graças a uma iniciativa do Grupo de Trabalho da FIEMA, “Pensar o Maranhão” que realizou em março de 2021 uma visita técnica à Alcântara com o objetivo de conhecer “in loco” as potencialidades da cidade e da região e alinhar ações que atendam as demandas elencadas pelos diversos atores públicos, associações e entidades da cidade e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Alcântara, além do apoio do CEA. 

A ação contemplou alunos do município que receberam a qualificação profissional totalmente gratuita numa ação do Sistema FIEMA, via SENAI, como uma das contribuições das entidades do Sistema S, atores da iniciativa privada, na construção do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI/CEA). 

O coordenador de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do SENAI-MA, Rogerio Garcês, que fez parte da solenidade de conclusão do curso destacou o trabalho do SENAI nas capacitações na área da construção civil na sede da cidade. “Estamos alinhando novas parcerias para qualificar a população de Alcântara, diante das oportunidades do CEA!”, finalizou o coordenador.  

BARREIRINHAS - No último dia 5, em Barreirinhas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Prefeitura Municipal de Barreirinhas realizou a entrega de certificados para 38 alunos formandos do curso de Curso de Soldagem em Aço Carbono no Processo Eletrodo Revestido, com carga horária de 120h. 

A solenidade de conclusão do curso contou com a presença do Prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha, a diretora da FIEMA, Ana Rute Mendonça, o Coordenador de Educação Profissional e Inovação do SENAI, Rogério Garcês, o Gerente do SENAI CEPT de Rosário, Marcos Coutinho, e o instrutor do curso, Carlos Brás.

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário