segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Vai começar a 13ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival que terá show presenciais com grandes nomes nacionais e locais com o circuito que se inicia em São Luís, e seguirá para Atins, vilarejo em Barreirinhas no próximo final de semana.

Na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa) os shows acontecem nesta terça-feira, 07, e quarta-feira, 08, começando às 20h. A abertura será com Jane Duboc e Ogair Júnior em show dedicado ao hitmaker Burt Bacharach. A programação segue com o duo Jefferson Gonçalves e Kleber Dias, exímios instrumentistas resgatando o blues de raiz. A noite terá encerramento com os maranhenses Israel Dantas (violão), Carlos Raquet (contrabaixo), Renato Serra (teclados), Rui Mário (acordeon) e Ronald (bateria) apresentando o espetáculo “Caminhada” em homenagem ao baixista Mauro Sérgio, falecido em junho deste ano, vítima de Covid – 19.

Já na quarta-feira, 08, aniversário dos 409 anos de São Luís, os shows continuam na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa) com Nailor Proveta e Alessandro Penezzi abrindo a noite às 20h, seguido dos espetáculos dos craques Zé Paulo Becker & Marcos Sacramento. O pianista Salomão Soares e a cantora Vanessa Moreno encerram a programação na capital maranhense.

Todos os shows são abertos ao público, mas a capacidade é restrita (400 pessoas), respeitando o distanciamento e o protocolo de saúde. Regras de proteção coletiva foram estabelecidas. Cada pessoa poderá receber uma pulseira de acesso que será já colocada no ato da entrega. Para ter acesso ao local do show será necessário estar (além da pulseira) com a carteira de vacinação em dia e usando máscara. As pulseiras estarão disponíveis a partir de 17h, na bilheteria da Concha Acústica. São válidas e diferenciadas por dia de acesso. Sugere-se a doação de 1kg de alimento não-perecível.

Toda a equipe de trabalho envolvida no Festival, inclusive, técnicos, coordenação, apoiadores e atrações serão testados com exame contra a Covid-19.

O mais charmoso festival de Música do Maranhão, Lençóis Jazz & Blues Festival, referência em todo o Brasil, continua em duas etapas. Da capital o circuito seguirá até Barreirinhas com shows a serem realizados no povoado de Atins, dias 10 e 11 de setembro. Os duos Jefferson Gonçalves & Kleber Dias, Nailor Proveta & Alessandro Penezzi, Zé Paulo Becker & Marcos Sacramento, Salomão Soares & Vanessa Moreno também integram a programação de Atins (MA), além da DJ maranhense Vanessa Serra.

Toda a programação será registrada e disponibilizada posteriormente no canal oficial do Lençóis Festival no YouTube.

A realização é da Tutuca Viana Produções, através de Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão, com patrocínio da Equatorial Energia e Governo do Estado do Maranhão. O festival recebe o apoio cultural da Concha Acústica Reynaldo Faray, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de Barreirinhas, FIEMA e SEBRAE.

Acompanhe todas as novidades sobre o 13º Lençóis Jazz e Blues Festival no Instagram (@lencoisfestival), no Facebook (LencoisJazzBluesFestival), site e no YouTube - Lençóis Jazz & Blues – Oficial (https://www.youtube.com/channel/UC1YCdGsEfvHqtbImWv6Vj5w).

Atrações do Circuito 2021:

Jane Duboc e Ogair Júnior – A cantora, compositora e instrumentista Jane Duboc e o maestro Ogair Júnior farão uma bela homenagem ao hitmaker Burt Bacharach, criador de inúmeros sucessos mundiais como "I Say a Little Prayer","Raindrops Keep Fallin'on My Head","I´ll Never Fall in Love Again", "Close to you" e outros. Hits gravados por nomes como Nina Simone, Barbra Streisand, Dionne Warwick, Beatles e Aretha Franklin.

A dupla apresenta um show encantador de grande sucesso por onde passa. A afinidade musical entre os dois gerou a vontade deles realizarem novos projetos em parceria. Este encontro para homenagear os 90 anos de Burt Bacharach é um deles – já com a promessa de virar disco.

Jefferson Gonçalves e Kleber Dias – Reúnem-se nesse novo trabalho comprovando sintonia musical. O duo que já percorreu boa parte da América Latina, EUA e Europa (em turnê com a banda do próprio Jefferson e com outros artistas), sobe aos palcos com a proposta de resgatar o blues de raiz com releituras de compositores que fizeram a história desse estilo musical e que são pouco tocados no Brasil, entre eles: Lightnin Hopkins, Mississippi John Hurt, Blind Blake, Taj Mahal; além, é claro, das famosas duplas de blues acústicas, entre elas: Sonny Terry & Brownie Mc Ghee, Junior Wells & Buddy Guy, Sonny Boy Williamson I & Big Joe Williams, entre outros. Com estas influências os músicos formaram um projeto simples, e com resultado surpreendente, leva o nome de Acoustic Blues. Em seus shows são interpretados: músicas autorais, clássicos do Blues, Country Blues, Folk, entre outros estilos. A afinidade dos músicos é tão grande que em certos momentos do show eles remetem o público para atmosferas de locais onde o Blues nasceu, como: Mississipi, Chicago, Memphis etc.

Nailor Proveta e Alessandro Penezzi – O show do disco ‘Velha amizade’ celebra o encontro entre esses dois dos maiores instrumentistas do Brasil, Nailor Proveta e Alessandro Penezzi. Com a naturalidade de quem fala, eles tocam com tal virtuose que as ideias musicais parecem transbordar. Tudo na maior alegria, tudo no maior equilíbrio. Proveta e Penezzi tem um repertório totalmente autoral e inédito, na inquietude pela busca das melodias mais sinuosas, das harmonias mais surpreendentes.

Zé Paulo Becker e Marcos Sacramento – Esse show, em breve deve virar CD - Homenagem a Baden Powell. Em 2018 a dupla fez uma excelente turnê por Holanda e França com repertório formado principalmente por obras do mestre do violão, em sua maioria os Afro-sambas (parceria com Vinícius) além de algumas composições originais do duo. Sacramento e Becker começaram a trabalhar juntos em 2007 quando lançaram o disco ‘Na Cabeça’, onde o cantor era acompanhado por Becker além dos violonistas Luís Flávio e Rogério Caetano. Em 2010 gravaram um outro CD- Todo Mundo Quer Amar. Nesse trabalho Sacramento cantou, Becker tocou e arranjou e o repertório era composto de parcerias de Becker com o grande letrista Paulo César Pinheiro. Os dois artistas já possuem diversos CDs lançados, Becker tem 11 (sendo 4 com o Trio Madeira Brasil) e Sacramento conta também com 11 títulos.

Vanessa Moreno e Salomão Soares – Salomão é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 – Suíça e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018. Com 31 anos, Salomão Soares vem se destacando como uma das grandes revelações da nova geração de pianistas brasileiros. Nascido e criado em Cruz do Espírito Santo, interior da Paraíba, e atualmente morando em São Paulo, Salomão é pianista, arranjador e compositor. Vanessa Moreno é intérprete, compositora e vencedora do Prêmio Profissionais da Música em 2017 e 2018 na categoria 'Cantora'. Natural de São Bernardo do Campo em São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmente como um dos talentos da nova música brasileira. O duo se conhece há quase 10 anos, mas foi em 2019 que tiveram sua primeira gravação oficial com o disco “Chão de Flutuar” e a partir de então muitos encontros musicais aconteceram. A afinidade musical entre os dois se reflete na fluidez com que os arranjos são criados e conforme as trocas musicais acontecem no palco, repletas de liberdade e confiança mútua. Nesse show, Salomão e Vanessa mergulham em canções do CD ‘Chão de Flutuar’, músicas do novo disco que será lançado ainda este ano e também repertório que faz parte das trajetórias de cada um, tendo como ponto de intersecção o desenvolvimento rítmico e a liberdade criativa.

Caminhada - A história da música maranhense teve o toque especial do talento de Mauro Sérgio com sua identidade peculiar e virtuosismo no contrabaixo. Os excepcionais músicos Israel Dantas (violão), Carlos Raquet (contrabaixo), Renato Serra (teclados), Rui Mário (acordeon) e Ronald (bateria) formam o Caminhada. Eles se uniram a fim de expressar essas lembranças musicais do amigo e parceiro, e o grande legado que Mauro Sérgio deixou e que permanece vivo na história da Música no Maranhão.

Vanessa Serra – Jornalista e Dj maranhense, entusiasta da Cultura do Vinil; se fortaleceu na cena artística através do seu protagonismo feminino em discotecagem analógica. Destaca-se pela virtuose em que apresenta seu repertório ao passear por diversos estilos musicais ativando memórias e paisagens sonoras. É eclética, seja para ouvir ou dançar, sua sensibilidade musical envolve o público numa atmosfera agradável e divertida. Há cinco anos começou a apresentar-se profissionalmente abrindo janelas em importantes festivais de música, inclusive, edições anteriores do Lençóis Jazz & Blues Festival, entre outras iniciativas já realizadas em São Luís, São José de Ribamar, Santo Amaro, Atins e em São Paulo. Lançou recentemente uma coletânea de artistas maranhenses, “Vinil & Poesia – Volume 1” em LP, disponível também nas plataformas digitais, fruto de suas ‘lives’ realizadas durante a pandemia.

Lençóis Festival - O Lençóis Jazz & Blues Festival é um evento musical brasileiro realizado por Tutuca Viana Produções e que ocorre nas cidades de Barreirinhas e São Luís desde 2009.

Em 2021, completa treze edições. Ano passado, o festival ocorreu totalmente on line, por conta da pandemia do Covid – 19, com incentivo da lei Aldir Blanc. A programação paralela do festival também inclui oficinas gratuitas de música para crianças e adolescentes. Inicialmente, o festival era destinado a um público fechado, porém, desde 2011, começou a ser aberto ao público através do apoio da lei de incentivo à cultura. Diversos artistas e bandas já passaram pelo festival como João Donato, Paula Santoro, Ed Motta, Yamandú Costa, Taryn  Szpilman, Renato Borghetti, Ellen Oléria, o norte americano JJ Jackson, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO 13º LENÇÓIS JAZZ & BLUES FESTIVAL 2021 - CIRCUITO SÃO LUÍS/ATINS BARREIRINHAS MARANHÃO


DIAS 07 E 08 DE SETEMBRO 2021 – SÃO LUÍS

LOCAL: CONCHA ACÚSTICA REYNALDO FARAY - LAGOA


DIA 07.09

·         20H - JANE DUBOC E OGAIR JÚNIOR.

·         21h30 - JEFFERSON GONÇALVES E KLEBER DIAS

·         23h – CAMINHADA - HOMENAGEM À MAURO SÉRGIO - ISRAEL DANTAS, CARLOS RAQUET, RENATO SERRA, RUI MÁRIO E RONALD.


DIA 08.09

·         20H – NAILOR PROVETA E ALESSANDRO PENEZZI 

·         21H30 - ZÉ PAULO BECKER E MARCOS SACRAMENTO

·         23H - SALOMÃO SOARES E VANESSA MORENO 


DIAS 10 E 11 DE SETEMBRO 2021 – ATINS/ BARREIRINHAS

DIA 10.09

·         20H - ALESSANDRO PENEZZI E PROVETA

·         21H30 - ZÉ PAULO BECKER E MARCOS SACRAMENTO

·         23H - DJ VANESSA SERRA


DIA 11.09

·         20H - SALOMÃO SOARES E VANESSA MORENO

·         21H30 - JEFFERSON GONÇALVES E KLEBER DIAS

·         23H00 - DJ VANESSA SERRA


OFICINAS

Circuito São Luís

O quê: Oficina de Violão com Alessandro Penezzi e Oficina de Clarinete com Nailor Proveta;

Quando: dia 08/09/2021, às 09h

Onde: Convento das Mercês;

Público-alvo: Comunidade em geral

Inscrições: Em função dos protocolos de segurança o número é limitado de vagas. As inscrições poderão ser feitas no link https://forms.gle/ohHivaFUMMs4NJDJ7


Circuito Barreirinhas/Atins

O quê: Oficina de Gaita Diatônica com o artista Jefferson Gonçalves;

Quando: 10/09/2021, às 09h

Onde: Auditório da Escola José Serejo de Carvalho - Vila de Atins;

Público-alvo: Alunos da escola na faixa entre 10 até 14 anos.


SERVIÇO PARA AGENDA:

13ª Lençóis Jazz e Blues Festival – CIRCUITO 2021

Dias 07 e 08 de setembro – Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa, São Luís. 20h.

Capacidade restrita (400 pessoas). Entrada mediante apresentação da carteira de vacinação, 1kg de alimento não-perecível. Uso obrigatório de máscaras.

Retirada das pulseiras de acesso no local, mínimo de 2h antes do início da programação.

Dias 10 e 11 de setembro – Atins (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)

Mais informações: Instagram (@lencoisfestival), na Facebook (LencoisJazzBluesFestival) e no YouTube - Lençóis Jazz & Blues – Oficial (https://www.youtube.com/channel/UC1YCdGsEfvHqtbImWv6Vj5w).

Realização: Tutuca Viana Produções, através de Lei de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Apoio: Concha Acústica Reynaldo Faray, Prefeitura de São Luís, Prefeitura de Barreirinhas, FIEMA e SEBRAE.

Patrocínio: Equatorial Energia e Governo do Estado do Maranhão.

Informação: Assessoria de Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário