sexta-feira, 10 de setembro de 2021

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma Unidade de Conservação (UC) que foi criada com o intuito de preservar ecossistemas naturais de relevância ecológica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e o ecoturismo.

A área abrange cerca de 160.046 hectares do bioma Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão e Estreito, no centro-sul do Maranhão. O local recebeu esse nome em virtude de seus platôs, que lembram o formato de mesas de pedra, por meio de seus paredões de rocha de arenito (alguns com inscrições rupestres) formados há milhões de anos.

Além de possuir uma beleza cênica, o parque conta com florestas de buritizais, sertões e relevo de chapadas vermelhas que, juntos, compõem um conjunto fantástico de formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. Dentre as atrações turísticas mais visitadas, podemos citar a Cachoeira São Romão, Cachoeira da Prata, Complexo Turístico de Pedra Caída e o Morro do Chapéu, que é um dos pontos mais altos da Chapada das Mesas.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário