terça-feira, 21 de setembro de 2021

A iniciativa marca o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e visa capacitar colaboradores da rede de ensino para o atendimento junto ao público 

SÃO LUÍS – Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, data oficializada em 2005 pela lei Nº 11.133, o Serviço Social da Indústria (SESI/MA), entidade do Sistema FIEMA, realizou nos dias 20 e 21 de setembro uma oficina de ações inclusivas voltada para seus colaboradores. Com dicas de convivência, a ação visa capacitar e trazer informações para o atendimento responsável deste público junto à unidade. 

Atualmente, a rede de ensino do SESI atende 8 alunos com deficiência no estado do Maranhão, dentre elas deficiência física, intelectual e visual. Conforme previsto em Art. 2º da Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  

Segundo a gerente do SESI - Escola Anna Adelaide Bello, Regina Sodré, a escola começou a estruturar uma sala de recursos exclusivos para esse público em 2013. “Por conta das necessidades que foram aparecendo, a escola foi se adequando. Em 2017 buscamos um psicopedagogo para compor a equipe, além de uma professora específica para esta sala. A criança vem para escola para fazer um trabalho direcionado com esses profissionais. Hoje temos uma estrutura mais organizada”, disse a gerente.  

O psicopedagogo da escola Ronald Torres, reforçou que a instituição tem desenvolvido um excelente trabalho junto aos alunos e as famílias, dando todo suporte psicopedagógico, acompanhamento em sala de aula, além de conversas com os professores para ter o feedback das rotina desses alunos na sala de aula comum. “Alguns alunos precisam de atividades adaptadas, temos a sala de recursos multifuncionais onde alguns desses alunos estão matriculados, mas tem todos possuem a necessidade. Essa sala é um espaço de estimulação, para que eles consigam fazer atividades direcionadas com uma professora exclusiva”, ressalta.  

Ronald destaca ainda que os alunos contam com um cuidado na prática da educação física, onde os professorem desenvolvem atividades específicas para que eles consigam ter participação em todas as atividades oferecidas pela escola. “Em paralelo às atividades, existe um trabalho de valores com todos os colegas de acolhimento ao próximo”, garante ele. 

Aluno do 8° ano, João Albérico, diz não encontrar dificuldade na rotina escolar. “Graças à Deus não tenho nenhum problema com meus amigos de sala e com os funcionários da escola por ter uma deficiência medular. Faço acompanhamento/tratamento, isso não me impede de fazer nada,  meus colegas de escola não fazem nenhuma discriminação”.  

A dona de casa, Ednamar Pereira, mãe da aluna Júlia Pereira do 1º ano, ressalta o trabalho da escola e apoio na preparação escolar da filha. “Sou muito grata a escola pela importante missão de integrar nossos filhos junto à sociedade da melhor maneira possível. Todo o acompanhamento dos profissionais, o carinho e o empenho deles para que nossos filhos desenvolvam o máximo possível, é sem dúvida muito gratificante para nós que somos pais”. 

O superintendente do SESI/MA, Diogo Diniz, lembra que deficiência não é doença, é sim uma condição inerente ao indivíduo. “É muito importante abrirmos a visão para isto e nós que fazemos o SESI estamos em busca de oportunizar educação de qualidade, além de integrar essas crianças e jovens na nossa rede de ensino”. 

Informação: Fiema

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