terça-feira, 28 de setembro de 2021

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que “o turismo atinge quase todas as áreas das nossas economias e sociedade”, permitindo aos marginalizados historicamente e “aqueles com o risco de ficarem para trás de se beneficiarem do desenvolvimento”.

O impacto da pandemia da COVID-19 no turismo resultou em uma perda de mais de 4 trilhões de dólares para a economia global, de acordo com o relatório recente da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Emergência para países em desenvolvimento - Destacando o fato de que nos primeiros meses deste ano, “a chegada de turistas internacionais diminuiu, surpreendentemente, cerca de 95% em algumas partes do mundo”, Guterres falou que o turismo continua a sofrer muito por conta da pandemia da COVID-19.

“É um grande choque para as economias desenvolvidas, mas, para os países em desenvolvimento, é uma emergência”, acrescentou.

“Mudanças climáticas também estão afetando severamente muitos destinos turísticos, particularmente, pequenos Estados insulares em desenvolvimento”, completou Guterres. Nestes locais, o turismo é responsável por quase 30% de toda atividade econômica.

Turismo para o crescimento inclusivo - Reconhecendo que muitos milhões de meios de subsistência estão em risco, Guterres disse que agora “é a hora de repensar, transformar e recomeçar de maneira segura o turismo”.

“Com as medidas de proteção corretas em vigor, o setor do turismo pode proporcionar empregos decentes, ajudando a construir economias e sociedades resilientes, sustentáveis, com igualdade de gênero e inclusivas que funcionem para todos”, acrescentou.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo é um pilar que contribui com a maioria dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente do Objetivo 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades).

Em sua mensagem, António Guterres fez um apelo por ações e investimentos direcionados com foco no turismo verde e sustentável, “com setores de alta emissão, incluindo o transporte aéreo e marítimo e hospedagem, encaminhando para a neutralidade em carbono”.

Acrescentando que todos deveriam ter uma palavra a dizer sobre como o turismo molda o futuro de nossas sociedades, o chefe da ONU concluiu dizendo que “somente através da tomadas de decisões inclusivas podemos garantir um crescimento inclusivo e sustentável, cumprir as metas dos ODS, e transformar o turismo para cumprir seu potencial”.

O setor então poderia se tornar “um motor para a prosperidade, um veículo para a integração, um meio de proteger nosso planeta e biodiversidade, e um agente do compreensão cultural entre os povos”, concluiu Guterres.

Informação: Nações Unidas  

0 comentários:

Postar um comentário