quarta-feira, 1 de setembro de 2021

 

O I Seminário Nacional TRC acontece nos dias 1 e 2 de setembro de 2021 (quarta e quinta-feira), na 17ª RURALTUR – a melhor e maior Feira Internacional Digital de Turismo Rural no Brasil. Para participar, inscrição pelo link https://ruralturdigital.com.br/inscricao/

Realização é da Rede de Empreendedores do Turismo Rural Consciente, em parceria com o SEBRAE Maranhão e com o SEBRAE Paraíba. Evento foi concebido em nove painéis, com temas envolventes e práticos. 

Esses temas criam um itinerário de aprendizado e experiências para quem quer empreender e melhorar a sua atuação no Turismo Rural. Ou saber mais sobre esse segmento – uma das grandes tendências de viagem, passada a fase mais aguda de pandemia C-19. 

1º Painel

Abre o evento em 01/09/2021, quarta-feira, às 11 horas. Vai abordar o Turismo Rural Consciente e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Conta com palestra de Andréia Roque, sócia proprietária da Brasil Rural Operadora de Experiências Rurais Equestres e Naturais. 

Andréia presentará as origens dessa Rede de Empreendedores (TRC), que hoje conta com cerca de 120 negócios participantes. Vai dizer como é possível praticar um Turismo com sustentabilidade, baseado nos ODS.  

Traz também dois ‘cases’ com as empreendedoras Márcia Bichara (Cafezal em Flor Turismo e Cafés) e Rosana Ker (Sítio Boa Esperança). Márcia tratará do envolvimento da propriedade com os ODS. Rosana exibirá a metodologia de reconhecimento dos ODS adotada pela Rede TRC e propõe reflexões sobre o tema. 

2º painel 

Ocorrerá às 13 horas do dia 01/09/21 e tem como tema Desafios e Superação durante a Pandemia. Será conduzido e apresentado por Paula Martins, coproprietária do Rancho da Linda Paisagem. Foi ela quem cunhou o termo ‘Turismo de Confinamento’ e teve papel fundamental na criação do Manual de Boas Práticas da Rede TRC (protocolos de atendimento e proteção contra a COVID-19). 

Traz ainda três ‘cases’ de superação à pandemia, apresentados pelos empreendedores Daniela Oliveira, da Fazenda da Barra; Fernando Figueiredo, da Travessia Turismo de Aventura e Vanessa Nunes, que coordena a Associação dos Empresários de Turismo Rural de Mogi das Cruzes.

3º painel 

Acontece às 14h30, com abordagem sobre a Importância da Gestão Sustentável no Turismo Rural. Terá como anfitriã a consultora de Turismo Rural e Hotéis, Maria Beatriz Almeida Prado (TIZ). O palestrante principal será o Prof. Dr. Luiz Penna Franca, que tratará de algumas práticas de sustentabilidade.

O especialista contará, ainda, com as experiências de quatro empreendedores convidados: Maria Júlia de Albuquerque Baracho, da Pousada e Engenho Triunfo (água – reaproveitamento e redução de consumo); Ayo Miranda Mendes, da Fazenda Capoava (energia limpa e fontes não convencionais); Juliana Monteiro, do REO das Bicas (aproveitamento de resíduos – compostagem); e Luciana Balbino, do Restaurante Rural Vó Maria (Efluxos – fossa ecológica).

4º painel 

Começa às 16h30. Tema: Agregando Valor ao Espaço Rural, apresentado por Aline Moraes Cunha, consultora da Plantur Ecodesenvolvimento. Discorrerá sobre os Saberes e Fazeres Rurais e como isso cria a dinamização da economia local. 

Na sequência, algumas maneiras de agregar valor ao espaço rural, como o uso do ‘charme’ trazido pela consultora TIZ Almeida Prado; o desenvolvimento do Turismo Étnico e de Base Comunitária; com a empreendedora Solange Barbosa, criadora da Rota da Liberdade; a criação da Rota Amazônia Atlântica, com sabores tradicionais à mesa, com a Hortência Osaqui, da Fazenda Bacuri; e o Valor Global do Produto Local, desenvolvido pelo Jornalista e Escritor Rogério Ruschel. 

5º painel 

Encerra a programação do 1º dia do Seminário Nacional de Turismo Rural Consciente, às 18h00. Tema: Identificando e Valorizando os Produtos, apresentando e desmistificando as expressões I.G. - Indicação Geográfica (de origem) e D.O. - Denominação de Origem. 

Tarefa difícil será conduzida pela experiente consultora do SEBRAE Nacional, Hilda Oliveira Giesbrecht, com a palestra Indicações Geográficas: valorizando produtos, com muitos cases de como a identificação e o reconhecimento agregam valor e trazem mercado para produtos, produtores e regiões. 

Participam ainda as empreendedoras Laura de Góes Nepomuceno Leal, do Sítio São Luís que irá falar sobre IG de Cafés Especiais da Serra de Baturité/Ceará; Maria de Fátima Fongaro, da Encantos do Campo Turismo e Arte (sobre artesanatos com origem); e Márcia Regina Bichara, da Cafezal em Flor Turismo e Cafés, que está vivenciando a iniciativa de reconhecimento dos Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista e é a Anfitriã deste painel. 

6º painel

Abre o 2º dia do evento – 2 de setembro, quinta-feira, a partir das 14h00. Vai tratar de Marketing Digital Turístico. Sob a coordenação da jornalista Alessandra Lontra, da Ale Lontra Comunicação & Turismo, painel recebe o consultor de Marketing Digital Thiago Akira Ogura.

Na sequência, Luciane Quadro, da Quadro Consultoria, trata de Mkt Digital aplicado ao Turismo Rural e apresenta o caso o exitoso da Pousada Matuto Sonhador. No fecho do painel, o Jornalista Luiz Henrique de Arruda e Miranda, CEO da Agência Amigo Comunicação Integrada, vem esclarecer o papel da comunicação, dos produtores de conteúdo e influenciadores digitais. 

7º painel

Começa às 15h00 e terá como tema Marketplace: construindo a nossa Mercearia Digital. Contará com palestra da consultora Luciane Quadro, da Quadro Consultoria, que vai explicar como o Turismo Rural pode fazer parte das modernas Mercearias Digitais, os Marketplaces de produtos e experiências turísticas. 

Discute, ainda, mercado digital, concepção de experiências, custos, comissionamento, preço de venda, público alvo, distribuição e feira digital. E mostra dois ‘cases’ práticos, com Thiago Pena, Diretor da ADLABS empresa de tecnologia que criou a startup Mercado Colaborativo. E Laura Santi, cofundadora da plataforma VZIT Novas Experiências, startup que é um marketplace de comercialização de Experiências Turísticas e Locais. 

8º painel

Começará às 17h00. Em formato de Mesa Redonda, discutirá o Turismo no Espaço Rural a partir de temas como turismo é fluxo, envolve destinos e produtos turísticos diversos e em convivência como os Caminhos de Turismo e Peregrinação, Cicloturismo, Turismo de Aventura, Ecoturismo e, claro, Turismo Rural. 

 Márcio Canto de Miranda, proprietário da RPPN Ninho do Corvo, conduzirá as discussões, em parceria com a consultora do SEBRAE Paraíba, Regina Amorim, e com o proprietário da Rede dos Sonhos Hotéis-Fazenda, Eng. José Fernandes Franco. 

9º painel

O último painel reunirá as conclusões do evento e fará o lançamento da 2ª Carta do Turismo Rural Consciente Brasileiro. Foco: o reconhecimento do Turismo como atividade Rural formal; acesso à Conectividade do Campo – telefonia e internet são necessidades inadiáveis; Inovação; e agenda 2030.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário