terça-feira, 14 de setembro de 2021

Em edição de estreia, movimento idealizado pelo Sebrae-MA conectou mais de 100 negócios da cultura, do turismo e da economia criativa na capital maranhense durante 9 dias

Quem passava pelas principais avenidas de São Luís logo se deparava com um colorido especial que apresentava uma atmosfera diferenciada. Por todo canto, o nome do movimento que se espalhou pela cidade chamava a atenção e despertava o sentimento de amor e pertencimento que, desde a concepção, o Mobiliza SLZ queria mesmo provocar. “A gente já queria fazer algo grandioso, nós traçamos um planejamento ousado, porque tivemos muito clara a ideia de que, em setembro, a vacinação já estaria bastante avançada e, assim, seria possível realizar inúmeros pequenos eventos e ações, respeitando as normas de biossegurança e potencializando a nossa vocação natural para a cultura e o turismo, principalmente”, enfatiza Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae-MA, primeiro idealizador do Mobiliza SLZ.

Graças a essa aposta certeira, ao apoio dos parceiros e, principalmente, ao envolvimento dos empreendedores da arte, do design, da cultura e do turismo, o projeto saiu do papel e conectou mais de cem negócios criativos da capital maranhense, durante nove dias, desde o sábado (04) até o último domingo (12).

Durante esse período, diversos artistas, artesãos, escritores, ilustradores, designers, músicos e diversos outros profissionais que atuam nos três segmentos sobre os quais o Mobiliza se debruçou – cultura, turismo e economia criativa – puderam vivenciar experiências compartilhadas com o público formado por moradores e por visitantes da Ilha do Amor. “Nosso grupo estava parado desde março de 2020, nós nunca mais tínhamos nos encontrado, a pandemia foi muito dura com a nossa arte, e nós pudemos voltar agora, durante o Mobiliza”, afirmou Regina Borba, administradora do grupo Urban Sketchers SLZ, formado por artistas visuais que retratam paisagens urbanas in loco.

O grupo se reuniu no último dia de Mobiliza, em uma verdadeira conexão entre as artes plásticas e a poesia. “O Mobiliza nos possibilitou esse feliz encontro. Estamos aqui com os nossos alunos, em união aos integrantes do Urban Sketchers, utilizando cenários mencionados por Ferreira Gullar em seu ‘Poema Sujo’, localizados no nosso Centro Histórico”, explicou o artista plástico e professor Almir Valente.

Retomada econômica

Mais do que apenas entreter, os eventos e ações que fizeram parte da programação do Mobiliza SLZ tiveram como principal intuito acender a chama da economia, que se apagou quase completamente para diversos setores, após quase dois anos de pandemia, o que deixou um rastro de dificuldades financeiras na gestão dos negócios que foram muito impactados pelas restrições sanitárias, como a cultura e o turismo.

Um exemplo disso foi o sucesso de procura e adesão do público ao convite feito pelo guia de turismo Darlan Maranhão, responsável pelo “Freewalking Tour” um passeio a pé pelo Centro Histórico que uniu moradores e visitantes da Ilha. “Realizei, conectei, ensinei, aprendi e transformei sonho em realidade”, orgulhou-se o guia, que também sofreu com a perda de renda durante a pandemia.

No setor gastronômico, por exemplo, parcerias com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-MA), com o Sindebares (Sindicato dos donos de Bares e Restaurantes do MA), com o Restaurante-Escola do Senac e com a própria Prefeitura de São Luís foram capazes de elevar a circulação do público nos estabelecimentos que participaram dos festivais presentes na programação. “Sem dúvidas, o Mobiliza deixou um grande legado, pois essas experiências são muito positivas nesse momento em que estamos todos reaprendendo a gerir”, enfatiza Gabriela Vasconcellos, gerente do Restaurante-Escola do Senac.

Ambientes digitais

Grande parte dos eventos e ações do Mobiliza ocorreu presencialmente, porém, a pandemia apresentou a tecnologia como grande aliada na realização dos eventos digitais, que não faltaram na programação. Importantes debates, como o do necessário respeito à diversidade racial, ocorreram em transmissões on-line.

Foi no ambiente digital, por exemplo, que a Escola de Cinema do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) pôde ampliar o alcance do conhecimento sobre o tema, com convidados que muito enriqueceram os debates. O IEMA também realizou eventos presenciais, como o lançamento do livro “Um porto no purgatório”, do cineasta maranhense Frederico Machado.

Outro exemplo de ação on-line foi a live-show do grupo Esquina da Arte, que levou muita música, arte e artesanato para o público do Mobiliza. "Já queremos a edição de 2022, para fazermos algo ainda maior e melhor. Que clima gostoso invadiu a cidade! Temos muita satisfação em fazer parte de tudo isso", orgulha-se Liana Piorski, coordenadora do grupo e idealizadora da live, que ocorreu no canal do Esquina da Arte, no YouTube.

Orgulho de ser e pertencer

Para o Mobiliza SLZ, a retomada da economia nos segmentos abraçados pelo movimento passa, necessariamente, pela criação de uma consciência coletiva a respeito da valorização das riquezas culturais locais. “Nós entendemos que o turista só vai valorizar o que temos aqui se nós, que vivemos em São Luís, conhecermos e valorizarmos antes. O Mobiliza se propôs esse desafio e, com o apoio de diversas organizações, nós conseguimos plantar essa semente de pertencimento”, destaca a coordenadora Danielle Abreu.

O apoio de empresas e entidades que aderiram ao movimento foi fundamental no suporte dos recursos para a realização das atividades do Mobiliza. Desde as primeiras articulações, o Mobiliza SLZ já recebeu a adesão de importantes parceiros como a Prefeitura de São Luís e a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA). À medida que o projeto se desenvolveu e se concretizou, outras importantes organizações e empresas também se mobilizaram para tornar todo o planejamento real. 

Tudo isso só se tornou possível por causa dos compromissos firmados com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), o Grupo Equatorial Energia e o São Luís Shopping, que são parceiros do movimento; além do Instituto Cultural Vale e da empresa maranhense Alvorada Motos, que são patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.

“O Sebrae acredita que movimentos dessa magnitude só impactam positivamente de forma relevante com parcerias comprometidas como essas que conseguimos agregar para o Mobiliza SLZ. Isso faz parte da nossa missão de conectar pelo empreendedorismo e estamos muito ansiosos já pelo legado que a iniciativa certamente vai deixar na cidade”, acredita o diretor superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal.

Para ver tudo o que ocorreu na programação, basta acompanhar a página do Mobiliza no Instagram (@mobilizasaoluis) e no Youtube (Mobiliza São Luís).

Informação: Sebrae -MA / Mobiliza SLZ 

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