segunda-feira, 6 de setembro de 2021

SÃO LUÍS – O Restaurante Escola do Senac será palco, nos dias 10 e 11 de setembro, do Festival Gastronômico “Sabores de São Luís”, uma iniciativa da Instituição como forma de participar do Mobiliza SLZ, movimento que veio para fortalecer e celebrar o que São Luís tem de mais belo e representativo: a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa através de uma rede plural e transformadora, pautada na troca de ideias e experiências. O festival acontece em parceria com o Sebrae e será aberto ao público, sempre das 12h às 15h.

O Festival “Sabores de São Luís” será composto por três atividades simultâneas, são elas: Coquetéis e Drink’s Ludovicenses; Culinária da Nossa Terra; e Exposição e Venda de Artesanatos da Cultura Ludovicense. A primeira será focada nas bebidas, por meio de uma carta especial de drink’s e coquetéis exclusivos elaborados com produtos maranhenses, onde também será possível que clientes participem de dinâmica de preparação de coquetel no balcão do bar, acompanhados de explicações sobre sua composição por instrutores do Senac.

A atividade “Culinária da Nossa Terra” vai oferecer no cardápio pratos típicos da cultura gastronômica maranhense. Em momentos determinados, um cliente também será convidado a visitar a cozinha do Restaurante Escola para “colocar a mão na massa”, participando da elaboração de um prato e entendendo seus insumos e modo de preparo, sempre sob a orientação de um instrutor.

Nos dois dias de festival, o público poderá conferir e adquirir artesanatos tipicamente regionais, que estarão expostos para comercialização em um espaço do salão do restaurante. A venda será realizada pela Associação Buriti Arte, um grupo criado em 2002 no intuito de levar dignidade e possibilidade de renda a mulheres do bairro Maracanã, em São Luís, que produzem peças a partir da fibra do buriti.

Confira abaixo o cardápio do Festival Sabores de São Luís, nos dois dias de evento:

– Arroz branco;

– Arroz com cuxá;

– Vatapá;

– Peixada maranhense;

– Torta de camarão;

– Purê de abóbora com coco;

– Maxixada;

– Escondidinho de carne de sol.

Mobiliza SLZ – De 04 a 12 de setembro de 2021, o movimento Mobiliza se dará através de um circuito com diversos eventos e ações, presenciais ou digitais, cada um deles pautados na Economia Criativa, Cultura e Turismo, que carreguem os valores e objetivos do Mobiliza, unindo mentes criativas num ambiente de troca e conexão.

O Mobiliza veio para facilitar encontros, agregar sinergias, movimentar a criatividade de nosso povo e misturar. Um movimento para todos, e um legado para a cidade de São Luís.

Por ele haverá o acesso direto à diversas formas de conhecimento, tecnologia, economia criativa, cultura, empreendedorismo, lazer, turismo, gastronomia e outros.

O encontro se propõe a integrar não apenas as pessoas entre si, suas diversas experiências e conhecimentos; mas também a cidade de São Luís ao movimento, deixando seu legado, e servindo de pretextos para explorarmos espaços (físicos e abstratos) que não conhecemos.

A longo prazo se busca valorizar a identidade cultural de São Luís, seu passado, presente e futuro, fortalecendo o orgulho de ser ludovicense.

Informação: Senac - MA

0 comentários:

Postar um comentário