domingo, 5 de setembro de 2021

O entardecer do último sábado (4) da capital maranhense foi o cenário perfeito para ludovicenses e turistas apreciarem o São Luís Criativa, evento da Prefeitura de São Luís, realizado por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O roteiro foi iniciado no Baluarte de São Cosme e Damião (Centro Histórico) e percorreu a Avenida Beira-Mar, passando pela Pedra da Memória e encerrando na Praça Manuel Beckman. 

A programação teve início com a apresentação do grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa, com músicas em louvor a São Benedito e em alusão ao Dia Municipal do Tambor de Crioula comemorado nesta segunda-feira, dia 6. 

Em seguida, o secretário de Turismo, Saulo Santos, realizou a abertura oficial da primeira edição do São Luís Criativa, destacando que o evento integrou a programação de aniversário de 409 anos de São Luís.

“Criamos esse roteiro em um percurso pouco utilizado no turismo de São Luís, mas que é rico em história e encanta a todos. Com ações e projetos dessa natureza, a Prefeitura tem buscado ampliar a oferta turística na cidade. Desta vez, exaltamos a cidade criativa - atrelando os aspectos históricos e culturais às inovações da atualidade”, disse o secretário. 

Os guias de turismo José Ribamar e Telma Almeida iniciaram a caminhada na Beira-Mar, onde mostraram como destaque pontos como a ponte José Sarney e a parte moderna de São Luís, além dos aspectos naturais, já que o roteiro passou ao lado do encontro dos rios Anil e Bacanga.

Quem foi prestigiar o passeio assistiu a revoada dos guarás que encantou o público e também observou barcos e pessoas praticando esporte com kayaks com o pôr do sol e o mar como cenário de fundo. 

O trajeto seguiu até a Praça Manuel Beckman, onde o grupo O Circo Está na Rua fez uma apresentação lúdica, envolvendo e interagindo com o público. O espetáculo teve o intuito de incentivar a participação de crianças nas peças de mágica. Também foram realizados malabarismos com objetos em chamas, o que prendeu a atenção de todos. 

Homenagens 

Como parte das atividades do São Luís Criativa, a Prefeitura homenageou personalidades e nomes que fazem o reggae na cidade, em celebração ao Dia Municipal do Reggae. Eles receberam um certificado em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do ritmo musical enraizado na cultura local, e que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. 

“É muito importante ações como essa para a valorização do reggae. Nós trabalhamos o tempo inteiro para divulgar o ritmo e fortalecer dentro da própria cidade para que as pessoas se apropriem dele. Parabéns para a Prefeitura por essa iniciativa”, falou o cantor Fauzi Beydoun, após receber a homenagem. 

Receberam, também, certificado e homenagem, o proprietário do bar Novo Quilombo, Alberto da Liberdade, o pesquisador Fábio Abreu; o diretor do Museu do Reggae, Ademar Danilo; o proprietário do Cidinho Bar, Cidinho; o professor Carlos Benedito da Silva (Carlão); a DJ Nega Glícia; o empresário Natty Nayfson; o jornalista Jorge Black e o criador do grupo GDAM, Cláudio Adão. 

Para finalizar o evento, o grupo de reggae GDAM mostrou, em oficina do ritmo, como dançar ao som das “pedras” e “melôs”.

Mobiliza SLZ

O evento integra a edição do Mobiliza SLZ, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae - Maranhão), que tem como objetivo fortalecer e celebrar o que São Luís tem de mais belo e representativo: a cultura, o turismo e a economia criativa através de uma rede plural e transformadora pautada na troca de ideias e experiências.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário