segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Instituído pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980, com o objetivo de ressaltar a importância social, cultural e econômica deste setor, o Dia Mundial do Turismo, celebrado anualmente em 27 de setembro, foi lembrado por vereadores da Câmara de São Luís.

Em suas manifestações, os parlamentares destacaram a importância desta atividade para desenvolvimento de um país, estado ou município. Na opinião do vereador Aldir Júnior (PL), que integra a Comissão de Economia, Trabalho, Indústria, Comércio, Turismo, Agricultura e Pecuária da Casa, o investimento no turismo é um dos pilares que contribui com a economia.

“O investimento no turismo é um dos pilares que contribui com economia, pois gera mais emprego e renda para a população. Ao refletir sobre o papel das atividades turísticas na promoção do desenvolvimento sustentável, destaco o nosso Estado e a nossa cidade de São Luís que está entre os destinos mais procurados. E isto em razão da nossa história, da nossa cozinha, dos nossos produtos, e nosso patrimônio reconhecido nacionalmente. Além de ser um destino seguro e repleto de belezas naturais, ainda há de se contar com o nosso jeito maranhense de ser: carinhoso, acolhedor”, declarou.

O vereador Thyago Freitas (DC), que também é membro da Comissão de Turismo, frisou a riqueza histórica e cultural da Capital maranhense, além das belezas naturais.

“A nossa Cidade carrega essa mistura de raízes em sua cultura até os dias de hoje. São Luís é um lugar cheio de história, costumes e belezas naturais que compõe uma das cidades mais fascinantes para o turismo. Essa área econômica é responsável, dentre outros aspectos, por garantir o funcionamento de outros setores da economia, sua expansão é visível e também abrange outras áreas como o lazer, o comércio, a cultura, a hotelaria e muito mais”, afirmou o parlamentar.

O turismo já é, frequentemente, pauta de importantes na Câmara, para incentivar o crescimento do setor e a visitação pós-pandemia, fomentando o turismo ludovicense. Para auxiliar na disseminação das informações, as redes sociais de muitos parlamentares têm sido utilizadas como uma oportunidade de ressaltar as belezas da capital maranhense, de todas as regiões do estado, além de apresentar curiosidades sobre cada localidade.

Pelo Instagram e pelo Facebook do vereador Antônio Marcos Silva – o Marquinhos (DEM) são postados, semanalmente, imagens e vídeos de pontos turísticos da capital maranhense. O parlamentar mostra fotos das particularidades de cada monumento e um breve texto, descrevendo as curiosidades e as atrações turísticas locais de cada um.

“É uma forma que temos de transformar a nossa cidade no maior roteiro de visitação turística. Todas as imagens e vídeos são produzidos com muito carinho e sentimento regional visando o crescimento e avanço da nossa querida São Luís para que ela possa se tornar um dos grandes centros turísticos do Brasil e do mundo”, completou.

Origem da data

O ‘Dia Mundial do Turismo’, comemorado em 27 de setembro, é uma data que tem como objetivo ressaltar a importância dessa atividade. Sua celebração ocorre há mais de três décadas. A data foi criada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado pela primeira vez em 1980, com o objetivo de ressaltar a importância social, cultural e econômica do turismo.

Além de contribuir com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, o turismo é importante para a conservação de espaços e monumentos históricos e para a ampliação de nossos horizontes culturais.

Não se pode falar de turismo, sem falar do profissional indispensável para a prática, que é o Turismólogo. Por essa fundamental importância e em similaridade ao ‘Dia Mundial de Turismo’, também se comemora o ‘Dia do Turismólogo’, profissional responsável pelo planejamento de ações e execução de projetos que fomentam a atividade.

Informação: Câmara SLZ 

0 comentários:

Postar um comentário