quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Alunos do curso Letras do Câmpus São Luís criaram manuais para ajudar nas aulas de português de professores do ensino fundamental em escolas públicas. A iniciativa foi desenvolvida na disciplina de Intervenção na Educação Básica I, lecionada pela professora Regysane Botelho, cujo foco é a prática pedagógica. As produções estão disponíveis na plataforma Padlet.

Os manuais foram elaborados em um formato que fosse interessante para os professores na sala de aula. O desafio era que os alunos desenvolvessem manuais viáveis para uso durante o ensino remoto, e a produção foi feita após pesquisa de princípios de criação de projetos pedagógicos e análise de reportagens sobre outras iniciativas feitas por professores brasileiros durante a pandemia. Os projetos foram realizados primeiro para o âmbito acadêmico e posteriormente para o formato de manual.

Para a professora Regysane, a produção dos manuais ajuda a repensar técnicas pedagógicas no período atípico de pandemia. “Foi um processo em que a criatividade e a troca de experiências foram muito importantes para o desenvolvimento da consciência pedagógica necessária para a aplicação de projetos educacionais, ainda mais no contexto que vivenciamos durante a pandemia da covid-19. Essa foi uma atividade muito interessante e motivou os alunos a quererem também elaborar projetos que fossem divulgados para outras pessoas”, comentou.

Informação: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário