quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Evento teve a presença do Cônsul de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado geral dos Estados Unidos em Recife 

São Luís – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, participou do painel “Educação, Ciência, Tecnologia, Internacionalização e Inovação no Maranhão”, promovido pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), acompanhado pelo Diretor Regional do SENAI, Raimundo Arruda e o Diretor da FIEMA, Alexandre Rodrigues Ataíde, nesta Quarta-feira (05). O evento teve a presença do Cônsul de Educação, Cultura e Imprensa do Consulado geral dos Estados unidos em Recife, Jeffrey Lodermeier. O encontro promoveu a aproximação e o diálogo entre as instituições que atuam no ensino de línguas e na educação técnica, tecnológica e superior no Maranhão e o Consulado dos Estados Unidos em Recife. Participaram do painel representantes do IFMA, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e a agência de viagem Via mundo, que apresentaram as respectivas instituições para o conhecimento do Cônsul norte-americano.  

Durante o painel, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou que a palavra de ordem na Federação das indústrias é parceria e falou sobre a agenda de atividades que envolve o desenvolvimento da Base de Lançamento de Alcântara e do trabalho desempenhado junto as entidades empresariais e universidades para a inserção das comunidades quilombolas nesse grande empreendimento. “Nós temos uma agenda voltada para a formação de parcerias. A nossa Federação já possui laços estreitos com a Embaixada e o Consulado norte-americanos e vamos fortalecer essa união por meio da força-tarefa que estamos dedicando ao grandioso projeto da Base de Alcântara e de atendimento às necessidades das comunidades quilombolas”, disse Baldez. 

O encontro serviu para traçar os compromissos de internacionalização, especialmente nos campos da ciência e tecnologia, aliados ao ensino superior e pesquisa e para demonstrar a sinergia entre as instituições de ensino e seus parceiros, conectados ao público e ao privado, impactando a educação nos âmbitos estadual e federal. 

O Cônsul americano, Jeffrey Lodermeier, expôs as parcerias já firmadas no Maranhão com o foco especial na ciência e tecnologia. Haverá ainda uma série de encontros com os governos estadual e municipal, líderes da área de desenvolvimento econômico e tecnológico e líderes da comunidade quilombola. “Estou confiante que iremos retornar para Recife com muitas ideias e novas perspectivas para a colaboração do Estado do Maranhão e podem ter a certeza de que irei compartilhar com outros parceiros sobre as iniciativas apresentadas por vocês hoje”, afirmou Jeffrey. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário