quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Ação é uma parceria firmada pela FIEMA com o CRC-MA  


SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA) realizou na última terça (26/10), o Encontro com Contadores.  

“O encontro sensibilizou a classe sobre a importância de promover o adequado enquadramento sindical das indústrias maranhenses, além de prover informações sobre assuntos técnicos de interesse, como a retenção de impostos federais na fonte, contribuindo para seu aperfeiçoamento profissional”, destacou o superintendente da FIEMA, Cesar Miranda que fez a abertura do evento.

  

O encontro tratou dos Tributos Federais retidos da fonte. “O fisco tanto o Estado, quanto a União transferem a obrigatoriedade de reter e recolher tributos, no caso do ICMS substituição tributária e substituto que é muito mais fácil controlar e evitar a sonegação, e consequentemente, aumentar a arrecadação. O grande objetivo que a Receita Federal tem ao tributar na fonte o rendimento é simplesmente antecipando o tributo no seu caixa, já que as empresas   deverão também ao final de cada ano ou trimestre compensam esse imposto retido na fonte no cálculo do seu balanço anual, ou seja, o que eles fazem é caixa. Tributar na fonte é transmitir a responsabilidade de reter e recolher fazendo com que a tributação não corra risco de sonegação e eficácia da arrecadação”, destacou o consultor do Conselho Regional de Contabilidade, Antonio Ferreira de Pinho que detalhou as regras aplicáveis a cada situação.   

Para a vice-presidente de Educação Profissional do CRC-MA, Raquel Pinheiro essa parceria é muito importante. “Assinamos um termo de cooperação técnica com a FIEMA que nos procurou para desenvolver esse projeto de educação continuada, onde vamos promover cursos. Temos vários projetos com instrutores do Conselho qualificados e firmamos essa parceria que é motivo de alegria para os contadores”, destaca Raquel.  

Contadores e profissionais responsáveis por auxiliar as empresas no cumprimento da obrigação fiscal, principalmente no que tange a retenção de impostos federais na fonte foram o público-alvo da ação que é uma ferramenta importante de estímulo ao associativismo, pois divulgam aos contadores os benefícios que as indústrias, que são suas clientes, podem usufruir ao se associarem aos sindicatos.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário