sábado, 23 de outubro de 2021

O equipamento é um ponto de atendimento aos empreendedores locais, é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Sebrae e a solenidade de inauguração é parte da programação de aniversário da cidade


Empreendedores individuais, candidatos a empresários, micro e pequenas empresas do Icatu passam a contar, a partir desta terça-feira (26), com uma Sala do Empreendedor, numa parceria que envolve o Sebrae e a Prefeitura Municipal. O espaço é de responsabilidade da Prefeitura de Icatu e funcionará na rua Coronel Cortez Maciel, Nº 26, Centro.  

A solenidade de inauguração está prevista para às 15h, como parte da programação de aniversário da cidade. O governador do Maranhão, Flávio Dino, e o presidente do Sebrae no Maranhão, Raimundo Colho, serão recebidos pelo prefeito Wallece Azevedo para o evento.  

Reunindo as equipes técnicas da Prefeitura, Sebrae e parceiros, a Sala do Empreendedor vai favorecer o acesso, aos empreendedores locais, a uma série de soluções, produtos e serviços direcionados ao fortalecimento da economia e ao dinamismo de negócios e vocações do município.

Essa conquista, na opinião do prefeito Wallece Azevedo, vai contribuir muito para fomentar o empreendedorismo e a geração de novos negócios. "A informalidade não é saudável para o cidadão nem para o Município. Com muito esforço conseguimos viabilizar, através da parceria com o SEBRAE, este investimento para nossa cidade. É o primeiro passo de um grande projeto, principalmente, nesse momento em que precisamos nos reinventar, encontrar oportunidades, e acima de tudo, desenvolver nossa cidade, pois aqui em Icatu o empreendedor tem espaço sim, e com esse avanço, conseguiremos alavancar a economia local do município”, afirmou o Prefeito Walace Azevedo.

Com a inauguração da sala do empreendedor de Icatu, a cidade passa a fazer parte da lista de 97 municípios maranhenses que tem este tipo de equipamento. Com a Sala do Empreendedor, um espaço permanente para atendimento à comunidade empresarial, que terá à disposição orientações sobre procedimentos para abertura, alteração e baixa de empresas, legislação e cadastro do microempreendedor individual, elaboração de plano de negócios, orientações sobre gestão empresarial, capacitações e consultorias empresariais, dentre muitas outras ações viabilizadas no espaço.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão (CDE), Raimundo Coelho, destaca a importância do início da operação da Sala do Empreendedor de Icatu. Para ele, a inauguração do espaço reforça a parceria do Sebrae com a Prefeitura e empreendedores locais e vai ajudar a impulsionar ações que dão suporte aos Microempreendedores Individuais (MEI), donos de Micro e pequenas empresas (MPEs).

“Esse momento é importante porque marca o início de todo um trabalho que iremos realizar juntos, Sebrae e Prefeitura Municipal de Icatu, para alcançar uma resultados positivos, por meio de uma série de ações empreendedoras que serão implementadas, e que premiará o município, ganharão os pequenos negócios locais e, principalmente, a população, que passa a experimentar de um  local melhor para se viver e de uma cidade com ambiente favorável a maiores oportunidades de emprego e renda“, afirma o presidente do CDE Sebrae.

Estrutura

Para execução de suas atividades, a Sala do Empreendedor contará com Agentes de Desenvolvimento Local (ADL) e um coordenador, capacitados pelo Sebrae, além de todo suporte da instituição dentro de sua estratégia de atuação territorial, no sentido de fortalecer potencialidades do município, como o turismo, artesanato, comércio e serviços.

Para o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho, o apoio ao empreendedor local será reforçado por meio de meio de soluções efetivas, que produzem impactos positivos para o crescimento e dinâmica da economia.

"Parabenizamos a Prefeitura de Icatu por acreditar no empreendedorismo e oferecer à sociedade do município um local propício para o atendimento, assegurando a entrada única de dados, com a intenção de fortalecer os pequenos negócios locais e estimular a formalização de empresas, facilitando o processo de abertura em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O Sebrae reforça a parceria e se coloca à disposição para desenvolver ações junto aos empreendedores locais, que contribuam para o fortalecimento dos pequenos negócios", frisou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

Sobre a Sala do Empreendedor

Essa é a 97ª Sala do Empreendedor instalada em municípios maranhenses. O espaço tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

A Sala do Empreendedor é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e está sob a responsabilidade das prefeituras, que têm como grande parceiro o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

É um serviço gratuito e proativo, que vai ao encontro da população empreendedora do município e integra, em seu contexto, todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos com as atividades empreendedoras. A Sala do Empreendedor é um instrumento importante na implementação da Lei Geral, ou seja, em tornar realidade os benefícios que a legislação prediz para instituir um ambiente legal de desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios municipais. Para realizar o trabalho no espaço, as prefeituras devem firmar parcerias com diversas instituições e outros órgãos da esfera estadual e federal.

Informação: Sebrae 

0 comentários:

Postar um comentário