sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão tem a alegria e o orgulho de anunciar o lançamento do 1º Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes no ano de 2021. Neste ano, o tema proposto é “A luta da Defensora Pública e do Defensor Público pelos Direitos Humanos durante a pandemia de COVID-19 no Maranhão”, buscando trabalhos que tenham relação com a temática e que destaquem a atuação das defensoras e dos defensores públicos durante a pandemia.

O lançamento oficial do Prêmio foi feito no dia 6 de outubro, com inscrições abertas até o dia 7 de novembro, pelo e-mail: premioadpemajornalismo@gmail.com. Para esta primeira edição, os trabalhos poderão ser inscritos em três categorias: PROFISSIONAL, GRADUANDO e na categoria DESTAQUE ESPECIAL, para

profissionais que abordarem a temática “A luta do serviço público pelos Direitos Humanos durante a pandemia de COVID-19 no Maranhão”. Em cada uma das categorias podem ser inscritos trabalhos nas áreas de Telejornalismo, Jornal impresso (jornal/revista), Radiojornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo.

Os primeiros lugares nas categorias PROFISSIONAL e DESTAQUE ESPECIAL receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil reais cada, além de um troféu e um certificado. O primeiro lugar na categoria GRADUANDO receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil reais, além de um troféu e um certificado. Os segundos e terceiros lugares em cada categoria receberão um troféu e um certificado.

Mais detalhes relativos ao Prêmio estarão de forma completa no edital.

OBJETIVO E TEMÁTICA

O Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes valoriza os profissionais de comunicação maranhenses e o seu compromisso diário com a igualdade, cidadania, promoção dos Direitos Humanos e a democratização da informação, ao tempo em que objetiva dar destaque ao trabalho constitucional das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Maranhão.

Destacou-se na luta para garantir a todos o direito à informação de qualidade em meio à pandemia a Comunicação, em especial, o Jornalismo. Assim como Membros da Defensoria Pública e servidores públicos de modo geral, os jornalistas não pararam desde o início da pandemia, levando às pessoas informação em tempo real, vinte e quatro horas por dia, quer pelos meios tradicionais, quer através da rede mundial de computadores. Em meio aos desafios de informar, muitos profissionais foram vitimados pela COVID-19. No Maranhão, um desses profissionais foi o jornalista, radialista e apresentador Roberto Fernandes, que faleceu em decorrência de complicações da doença em abril de 2020. Em plena pandemia, ele diariamente levou informação à população maranhense da melhor maneira possível, por isso a nossa homenagem.

A ADPEMA acredita que a atuação dos profissionais de comunicação é de suma importância para uma sociedade mais justa, crítica e que tenha ciência do mundo ao seu redor. Além disso, a associação crê no poder de transformação da vida das pessoas pelo esforço diuturno dos comunicadores e da ação das Defensoras Públicas, dos Defensores Públicos e dos servidores públicos em geral.

Nesta 1ª edição, será abordada a temática “A luta da Defensora Pública e do Defensor Público pelos Direitos Humanos durante a pandemia de COVID-19 no Maranhão”, havendo um prêmio destaque, na modalidade profissional, para o trabalho jornalístico que abordar a referida luta por uma servidora pública ou um servidor público em geral, como um profissional da educação, da assistência social, da segurança pública etc. Com esse tema, busca-se relacionar a atuação diária de Defensoras Públicas e Defensores Públicos pela promoção dos Direitos Humanos e premiar os profissionais da área de Comunicação que tenham abordado em seus trabalhos as diversas formas de luta dos profissionais do serviço público na garantia dos Direitos Humanos da população maranhense nos tempos de pandemia do COVID-19.

A criação do Prêmio ADPEMA de Jornalismo Roberto Fernandes contempla a ação de lançamento da comemoração dos 20 anos da Associação, que acontece no mês de novembro de 2021. O presidente da Associação, Dr. Cristiano Matos de Santana, com o apoio da Gestão da ADPEMA, idealizou a premiação como uma forma de deixar marcado nos 20 anos de criação da instituição uma contribuição para a valorização do profissional de comunicação maranhense e das defensoras e defensores públicos, além dos servidores públicos no geral, que são partes essenciais do desenvolvimento do país.

A ADPEMA

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Maranhão (ADPEMA) foi idealizada em 2001, quando se deu o seu nascimento, após a nomeação e posse dos primeiros aprovados no concurso público da Defensoria Pública. Ela é a entidade civil, sem ns lucrativos, de interesse público, que congrega e representa Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Maranhão, que são os responsáveis, constitucionalmente (art. 134 da Constituição Federal), pela orientação jurídica, pela promoção dos direitos humanos e pela defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, atuando tanto extrajudicialmente, quanto judicialmente, em demandas individuais ou coletivas nas mais diversas searas: direito de família e do registro público, direito cível, direito da criança e do adolescente, direito da saúde, do idoso e da pessoa com deficiência, direito criminal, direitos humanos, direito fundiário, previdenciário, direito da mulher e da pessoa LGBTQI+ etc.

Uma das finalidades da ADPEMA, que tem utilidade pública reconhecida por lei estadual, é pugnar pelo prestígio da Defensoria Pública, desenvolver trabalho no sentido de colocar a entidade e seus associados em posição de destaque e manter intercâmbio com associações de caráter científico ou cultural.

Informação: Assessoria de Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário