segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Pasta destacou as experiências e produtos turísticos relacionadas aos percursos do nosso país

As trilhas de longo curso do Brasil estão com um espaço especial na 48ª edição da Abav Expo, realizada em Fortaleza (CE). Apoiados pelo Ministério do Turismo, a Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso e os Caminhos das Ararunas estão representando esse extenso grupo de percursos no país. A ideia de levá-los para este espaço é fortalecer e posicionar a marca “Trilhas do Brasil” e a logomarca “pegadas amarelas e pretas”, que representa a existência de uma sinalização padronizada.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, pontuou a importância de apoiar iniciativas como essa para a promoção deste segmento no Brasil. “Nós temos um país imenso, mais de 8 mil quilômetros de trilhas já identificadas e seis biomas incríveis que precisam ser valorizados e conhecidos pelos brasileiros e por turistas internacionais. Então, precisamos unir nossas forças, padronizar estes percursos e desenvolver este segmento de turismo, que é a grande aposta desta nova demanda do país”, ressaltou o ministro.

A Trilha Caminhos das Ararunas foi pensada para ser uma estrada 100% natural, entre os municípios paraibanos de Riachão e Cuité, que cruza o município de Araruna, sendo uma ecovia com mais de 100 quilômetros. O percurso passa entre serras, cânions, vegetação xerófita, resquícios de Mata Atlântica, rios e riachos em sua maioria intermitentes, pertencentes à bacia do Rio Curimataú, sobre o Monte das Gameleiras. Agentes de viagens e visitantes da feira estão tendo mais informações sobre esse produto turístico inovador do estado da Paraíba.

Já a rede nacional, criada por voluntários da sociedade civil em parceria com os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de estados e municípios, tem o objetivo de conectar paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a estruturação e a ampla visibilidade da oferta turística de natureza. No estande serão prestadas informações sobre as diversas trilhas brasileiras que fazem parte da associação nacional.

REDETRILHAS - A RedeTrilhas tem por objetivos ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Além disso, busca conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

Para aderir à RedeTrilhas, os interessados devem apresentar propostas para a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, cabendo à análise ao MMA, MTur e ICMBio, de acordo com os requisitos estabelecidos na Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020. Os percursos deverão seguir padrões de mapeamento, identificação (símbolos de pegadas amarelas e pretas), acesso a serviços, indicação de pontos de apoio, pernoite e de interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos visitantes.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário