sexta-feira, 29 de outubro de 2021

No mundo corrido, frenético e caótico em que vivemos, viajar é uma das alternativas de poder vivenciar aventuras marcantes. Depois de usarmos toda a força e energia no trabalho, temos o turismo como uma atividade recreativa substancial de válvula de espace para aproveitarmos a vida. Mas em 2020, fomos t por uma pandemia mundial. Uma doença altamente contagiosa que se propaga pelo ar, que modificou os rumos de diversos setores nos círculos coletivos sociais.

O Turismo é um desses setores mais afetados pelo isolamento social. A Organização Mundial do Turismo (OMT), emitiu um chamado para que as autoridades internacionais incluam o turismo como prioridade em suas medidas de recuperação econômica pós-pandemia.

Segundo o turismólogo Vinicius de Moraes, o setor turístico movimenta cerca de 3,3% do PIB mundial. E que com a ausência do turismo físico, todas as ramificações dentro da categoria terão problemas para se desenvolver novamente.

“Em larga escala as atividades irão retornar normalmente, em curta escala, o setor precisa de meios mais seguros e principalmente responsáveis para lidar com um evento de pandemia, seja no conhecimento, no cruzamento de fronteiras e nas orientações da organização mundial da saúde (OMS),” comenta o especialista acerca da nova realidade.

Em uma pesquisa levantada pela Booking em 2020, foi averiguado que os viajantes buscarão por mais segurança, mais opções sustentáveis e destinos mais próximos de casa no turismo pós pandemia.

Em termos nacionais, uma categoria de turismo vem sendo discutida como alternativa de recuperação econômica e eficaz para os viajantes que procuram as opções sustentáveis, chama-se o turismo de natureza. Este segmento apresenta-se com uma solução, uma vez que o Brasil é abundante em natureza.

Moraes salienta que o turismo doméstico é uma tendência do momento, atrelado ao turismo ecológico, que nos mantém mais próximos da natureza e não dos meios urbanos, sendo um dos fatores centrais dessa nova adaptação em meio ao problema global do não contato com grande número de pessoas.

“Tudo indica que a coronavírus não será exterminada por completo e as vacinas ainda apresentam serem imperfeitas contra o combate. Estar vacinado, manter a higiene, e usar a mascará deverá estar implantado na consciência de todos os indivíduos que desejam se aventurar mundo a fora,” explica.

Para o turismólogo é esperado que em larga escala as atividades retornem normalmente. Já em curta escala, o setor precisa de meios mais seguros e principalmente responsáveis para lidar com um evento de pandemia.

“O setor turístico corre um risco de impacto irreversível, mas jamais irá tornar extinto. Se todos fizerem a sua parte, é possível termos um turismo sustentável, consciente e responsável que abra as portas para o turismo em massa,” descreve.

“As pessoas precisam da terra, mas a terra não precisa das pessoas. Por isso que ainda exige cuidado com a prática,” finaliza. 

Sobre a AMBIENTAL MERCANTIL

Os canais integrados AMBIENTAL MERCANTIL promovem tudo sobre meio ambiente, energias e sustentabilidade. Canais: https://noticias.ambientalmercantil.com e https://ambientalmercantil.com

Informação: Ambiental Mercantil

0 comentários:

Postar um comentário