segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Ação faz parte do projeto Cartima – Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão e a meta é estimular a comercialização e valorização do produto dentro do estado. Ação conta com apoio da FIEMA  

SÃO LUÍS – Os produtores maranhenses de cachaça e tiquira das cidades de Passagem Franca, Santo Amaro e Vargem Grande comemoram o resultado positivo do Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima) que voltou a fazer parte da programação da Feirinha São Luís, no centro da cidade.  

Em um estande, localizado na Rua de Nazaré, próximo ao palco principal estão expostas e sendo comercializadas todos os domingos, as marcas registradas de cachaça “made in Maranhão”, Capotira, Baronesa e Reserva do Zito, além da Tiquira Guaaja. 

A meta da ação é apoiar as marcas maranhenses registradas de cachaças e tiquira, que estão expostas numa tenda estruturada para atender os consumidores que queiram conhecer, comprar e apreciar as bebidas e os drinks preparados com elas. Os produtos são comercializados, gerando oportunidade de negócios e visibilidade para as marcas, além de estimular vários outros negócios como a produção de drinks elaborados com as cachaças e tiquira maranhense.    

“Estamos retomando nossas atividades aqui na praça e está muito bem-visto e é um sucesso com esse novo formato da organização do evento, construiu espaços para que a população tivesse mais segurança e estamos com uma nova coordenação da barraca que está sendo um sucesso, ainda mais com a legislação que reconhece a tiquira como patrimônio imaterial e a cachaça regulamentada no Maranhão. Esse é mais um trabalho do Cartima por meio do Sindibebidas, principalmente com o apoio continuado da FIEMA, SENAI e Sebrae que são parceiros indispensáveis para o sucesso do projeto”, destacou Jorge Fortes, presidente do Sindibebidas e proprietário da cachaça Capotira.  

“Nós produzimos cachaça há mais de 70 anos. É muito positivo essa parceria com essas instituições. Eu como produtor foco na produção e na maioria das vezes não temos como investir na divulgação e esse espaço aqui na feirinha de São Luís é uma ótima vitrine dos nossos produtos e conseguimos alcançar o público local e o turista que vem para a feirinha a procura de produtos regionais e encontra a cachaça maranhense de boa qualidade. Queremos cada vez mais colocar a cachaça do Maranhão na boca do maranhense”, disse José Geraldo Silva, produtor da cachaça Reserva do Zito, de Passagem Franca, que é fabricada pelo seu pai desde 1945. 

“A cachaça maranhense é muito saborosa, não deixa a desejar em nada. Já conhecia uma das marcas e hoje tive a oportunidade de saborear outras duas. Iniciativas como essa são importantes porque o maranhense precisa conhecer e valorizar as coisas da terra”, enfatizou o marceneiro Ramon Diniz, um apreciador de cachaças. 

“Eu tomei pela primeira vez, gostei muito, é suave. Vim para prestigiar a feirinhas e acabei levando uma garrafa para meu pai que é um apreciador de bebidas destiladas”, destacou a estudante de designer carioca, Fabiana Silva que achou interessante a iniciativa. 

Quem visitou o estante foi o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves, que estava acompanhado dos vice-presidentes executivos da FIEMA, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz, da 2ª Secretária da FIEMA, Leonor Gomes de Carvalho e do 2º Tesoureiro da federação João Batista Rodrigues, que foram recepcionados pelo presidente do Sindibebidas, Jorge Fortes, do empresário da cachaça Reserva do Zito, de Passagem Franca), José Geraldo  e do empresário da Psiu, Francisco Magalhães da Rocha. 

Os secretários municipais Liviomar Macatrão (SEMAPA), Marco Dualibe (Secult), Saulo Santos (Secult) e a presidente da FUMPH, Kátia Bogea, além da gestora estadual do Projeto Agronordeste/Sebrae, Larissa Leite e do diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho, a coordenadora da Feirinha/SEMAPA, Jovita Arruda e a coordenadora do Projeto Cartima, Oísina Piorski Aragão também prestigiaram o estande. 

“É muito positivo essa participação. Desde seu início a feirinha trouxe vida para o Centro Histórico e agora com a ampliação para a Rua de Nazaré e praça João Lisboa melhorou ainda mais. O que me anima também é ver aqui empresários e diversos secretários municipais prestigiando esse momento de retomada. É importante que a gente procure sensibilizar a população a consumir o que é nosso e que possamos divulgar, muito mais, o nosso potencial e trabalhar o turismo na nossa cidade”, ressaltou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.  

O secretário de turismo de São Luís, Saulo Santos disse que “o turismo se desenvolve justamente a partir das parcerias, das integrações e das cooperações. E o setor público junto com o setor privado quando eles se unem e se integram numa ação conjunta, ganha a cidade, ganha o destino e todo mundo consegue entregar resultados muito maiores do que o estipulado. E é dessa forma que a Prefeitura de São Luís vem trabalhando cada vez mais, trazendo o setor privado para junto do setor público e fomentando o desenvolvimento, integrando e possibilitando estratégias que tragam ainda mais resultados para a cidade”, finalizou o titular da Setur. 

A participação na Feirinha São Luís é uma promoção da FIEMA, Sindibebidas, SENAI e Sebrae em uma ação do Cartima. A visita também marcou o lançamento da campanha de valorização da cachaça e da tiquira do Maranhão, “As Maranhenses são porretas”, inspirada nas paisagens naturais, na cultura, na gastronomia e culinária maranhenses com a intenção de exaltar as riquezas do Estado. 

PROJETO CARTIMA – Lançado no final de 2017, o projeto Cartima reuniu órgãos de governo, entidades financeiras e instituições de pesquisa, para aperfeiçoar os métodos de produção, a formação de mão de obra, a obtenção de financiamento e a realização de pesquisas e regulamentos para o setor. O projeto possui quatro eixos de atuação: Agricultura e Meio Ambiente, Indústria e Infraestrutura, Financeiro e Gestão e Mercado. A previsão é que a iniciativa se estenda até janeiro de 2020. 

Atualmente, os municípios que mais produzem estão no sertão maranhense, dentre eles, Colinas, Pastos Bons, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão. A produção total das bebidas no estado chega a seis milhões de litros. Já a Tiquira (destilada da mandioca) tem uma fábrica na região de Santo Amaro. 

Informação: Fiema

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