quinta-feira, 4 de novembro de 2021

A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que acontecerá em Paris de 9 a 24 de novembro, marcará o 75º aniversário da Organização. Espera-se que seus 193 Estados-membros tomem várias decisões importantes, em particular sobre o patrimônio cultural, a política educacional global, a ética relacionada à tecnologia e a necessidade essencial de maior abertura a respeito da pesquisa científica. 

Uma cerimônia especial será organizada e transmitida ao vivo da Sede da UNESCO, em Paris, no dia 12 de novembro (com início às 15h30, horário de Paris), para celebrar o 75º aniversário da Organização. Participarão dela chefes de Estado, assim como artistas de renome internacional. Mais detalhes sobre esse evento serão publicados em breve em um site específico. 

No dia 9 de novembro, a Conferência Geral elegerá seu presidente, bem como quem ocupará a diretoria-geral da Organização. O Conselho Executivo da Organização propôs a renovação do mandato de Audrey Azoulay em uma reunião em outubro de 2021. Por ocasião da Conferência Geral, a atual diretora-geral apresentará sua visão para o futuro da UNESCO.

Também se espera que a Conferência Geral aprove vários marcos de ação global para determinar padrões normativos sobre as seguintes questões-chave, como a Recomendação sobre a Ética da Inteligência Artificial e a Recomendação sobre Ciência Aberta.

As recomendações da UNESCO são instrumentos jurídicos que visam a fornecer aos Estados-membros as diretrizes para a implementação de suas legislações. As recomendações aprovadas este ano seguirão a tradição da UNESCO de outros textos que contém padrões normativos, como a Declaração Universal sobre o Genoma Humano (1997), sobre Bioética (2005) ou as Convenções Culturais.  

A UNESCO também lançará o aguardado Relatório sobre os Futuros da Educação, em 10 de novembro, das 13h às 15h, (horário de Paris). O documento foi elaborado por uma comissão independente de especialistas chefiada por Sahle-Work Zewde, presidente da Etiópia. No dia 10 de novembro, de 10h às 18h (horário de Paris), a agência da ONU sediará o Encontro Mundial de Educação, organizado em conjunto com o governo francês.

Na área da cultura, espera-se que os Estados-membros aprovem a organização da Conferência sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável da UNESCO (Mondiacult 2022), prevista para ocorrer na Cidade do México, de 28 a 30 de setembro de 2022. Quarenta anos após a primeira Conferência sobre Cultura e Desenvolvimento, também realizada na Cidade do México, a Mondiacult 2022 tem como objetivo o fortalecimento do setor da economia criativa e cultural em todo o mundo, um setor que tem sido gravemente afetado pela pandemia da COVID-19. 

No dia 17 de novembro, a Conferência Geral irá celebrar o 50° aniversário do Programa O Homem e a Biosfera (Programa MAB), em um diálogo de alto nível com a participação do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e da primatologista britânica Jane Goodall.  

Durante a Conferência Geral, a UNESCO também concederá uma série de prêmios e distinções para homenagear grandes realizações nos campos da educação, da ciência e da cultura:

* 11 de novembro, Sala I, 19h00-19h45 (horário de Paris) – apresentação do prêmio mundial para professores, World Teachers' Prize, em cooperação com a Fundação Varkey. 

* 11 de novembro, Sala I, 18h30-19h30 (horário de Paris) – apresentação do primeiro prêmio para a economia criativa, UNESCO Bangladesh Sheikh Mujibur Rahman International Prize for the Creative Economy, com a presença da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina. 

* 15 de novembro, às 19h (horário de Paris) – apresentação do prêmio para as ciências básicas, UNESCO-Russia Mendeleyev International Prize in Basic Sciences. Este será o primeiro ano em que o prêmio será concedido. 

* 17 de novembro – cerimônia do prêmio para a conservação ambiental, Sultan Qaboos Prize for Environmental Conservation.

* 19 de novembro, Sala I, 13h30-14h30 (horário de Paris) – apresentação do prêmio em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) de 2021, UNESCO-Japan Prize for Education for Sustainable Development (organizado em conjunto com o governo japonês). 

* 22 de novembro, Sala I, 18h45-19h30 – apresentação do prêmio para a salvaguarda e a gestão das paisagens culturais, UNESCO-Melina Mercouri International Prize for the Safeguarding and Management of Cultural Landscapes, com a presença da ministra da Cultura e do Esporte da Grécia, Stylianí Mendóni. 

* 15 de novembro – apresentação do prêmio de microbiologia, UNESCO/Carlos J. Finlay Prize for Microbiology.   

O credenciamento para a participação na Conferência Geral também dá acesso à exposição “Transformações”, dedicada à história da UNESCO e seus programas mais emblemáticos.  

Os jornalistas que desejarem participar da Conferência Geral devem solicitar seu credenciamento aqui (em inglês).

Mais informações: https://en.unesco.org/generalconference/41

0 comentários:

Postar um comentário