quarta-feira, 24 de novembro de 2021

No encontro, foram discutidos temas como a Política Marítima Nacional e perspectivas para o turismo ferroviário no país. Colegiado dará seguimentos aos encontros em 2022

O Ministério do Turismo sediou, nesta quarta-feira (24.11), em Brasília, a última reunião do ano do Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (MOB-Tur). Ao todo, foram cinco encontros realizados em 2021 com o objetivo de discutir os desafios e oportunidades para o desenvolvimento dos modos de transporte no Brasil com foco no aprimoramento do turismo nacional.

“O Fórum MOB-Tur é um importante grupo que cria um diálogo sólido entre o governo federal e as diversas entidades envolvidas na mobilidade e conectividade do país, com o objetivo de discutir os gargalos dos modos de transporte e criar estratégias e políticas integradas para desenvolver o turismo nacional”, destacou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, também ressalta a importância do deslocamento do turista para a experiência final da viagem. “A mobilidade no turismo, principalmente nas grandes cidades, é fundamental para que o turista chegue, consiga se locomover sem se desgastar e, com isso, tenha uma boa experiência e volte ao destino”, comentou.

Durante o encontro, os participantes debateram temas como ações para desburocratização, modernização e incentivos ao turismo náutico de recreio e esporte, reformulação da Política Marítima Nacional e perspectivas para trens turísticos com a publicação da Medida Provisória 1.065/2021, conhecido como Marco Legal das Ferrovias, que deve ampliar e facilitar o mercado de trens turísticos no país.

Também foram apresentados os avanços de projetos discutidos no âmbito do Ministério do Turismo e do Fórum MOB-Tur, como a Rede Trilhas de Longo Curso e Conectividade; o Observatório Nacional de Turismo, lançado no início do mês de novembro; e o Programa Ruas Mais Turísticas, que prevê a estruturação de ruas com vocação turística a fim de estimular o interesse dos estabelecimentos locais para a melhoria dos ambientes e dos serviços ofertados aos visitantes.

O colegiado também aprovou a prorrogação, por mais seis meses, do Grupo Técnico de Ponto de Apoio aos Viajantes e Caravanismo. O GT se reuniu na última semana com representantes do Mercosul para discutir a possibilidade de implantação de pontos de apoio em rotas rodoviárias internacionais na região. Além disso, os membros do fórum decidiram, por unanimidade, tornar as reuniões ordinárias semestrais. Atualmente, os encontros acontecem a cada três meses.

O coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, do Departamento de Ordenamento, Parcerias e Concessões, Higor Guerra, afirmou que o Fórum dará continuidade aos trabalhos em 2022. “Este ano, o Fórum conseguiu avançar em diversas pautas e, em 2022, continuaremos este trabalho tão importante para o turismo brasileiro. Nossa próxima reunião extraordinária está prevista para março de 2022 e terá como tema ‘Capital do Nordeste brasileiro: turismo náutico e outras oportunidades’. Com certeza será mais um encontro enriquecedor de debates e troca de experiências”, ressaltou.

PARTICIPANTES - A quinta reunião ordinária do MOB-Tur contou com a presença de representantes da Embratur; da Marinha do Brasil; do Ministério da Infraestrutura; da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos (Acobar); do Mova-se - Fórum de Mobilidade e Instituto Federal de Goiás; da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA); da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Participaram ainda, de forma virtual, representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, da Coordenação das Rotas Amazônicas Integradas, da International Air Transport Association (IATA) e do Fórum Náutico Paulista.

Informação: Ministério do Turismo  

0 comentários:

Postar um comentário