quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A celebração será durante o 13º Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais, no Diamante.

Uma vida inteira dedicada ao desenvolvimento, produção e valorização dos blocos tradicionais e do carnaval do Maranhão. O presidente do Bloco Vinagreira Show, Ronaldo Rabelo da Silva, o Mestre Biduca, celebrará neste sábado (20) – data que coincide com o dia Nacional da Consciência Negra – durante o 13º Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais, o seu cinquentenário como músico, compositor e dirigente de bloco tradicional.

Com patrocínio do Governo do Maranhão/Secma, por meio da Lei Aldir Blanc do Governo Federal/Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, o evento iniciará às 19h, na Travessa do Dirceu, em frente ao antigo Centro de Artes Japiaçu, no Diamante, em São Luís/MA. Nesses 50 anos de trabalho, arte e diversão, Mestre Biduca esteve 19 anos integrando o Bloco ‘Os Tremendões’; um ano no Bloco ‘Os Versáteis’ e há 30 anos integra o Bloco Tradicional ‘Vinagreira Show’, sendo atual presidente da agremiação carnavalesca.

VINAGREIRA SHOW

O Vinagreira Show foi fundado devido a uma promessa feita por Mestre Biduca à Santa Goreth. Caso o Bloco Tradicional ‘Os Tremendões’ fosse campeão naquele ano, Biduca e amigos iriam transformar uma simples roda de samba em bloco tradicional. ‘Os Tremendões’ foram campeões naquele ano e Biduca cumpriu a promessa. Fundou em 15 de março de 1991, o Vinagreira Show, em sua primeira sede, na Camboa, em São Luís.

Deste então, Mestre Biduca e um grupo de amigos da roda de samba e dezenas de novos componentes botam o bloco na rua há 30 anos, sendo campeões de muitos carnavais. Hoje, a sede do bloco fica no Diamante. O 13º Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais fará homenagem em seu tema e com uma super batucada, reunindo dez grupos de blocos tradicionais, a dois cantores e compositores: 'Roberto Ricci e Dimanel (in memorian), uma Estrela Brilhante no Céu Para o Diamante'. Dimanel cantou e compôs no Vinagreira Show.

Os grupos são: 'Reis da Liberdade', 'Vinagreira Show', 'Os Guerreiros', 'Fanáticos do Ritmo', 'Indomáveis Show', 'Os Tradicionais do Ritmo', 'Dragões da Liberdade', 'Os Trapalhões', 'Apae' e 'Os Baratas'. Nesta edição o homenageado será o cantor e compositor Roberto Ricci. Artista autodidata e puxador de samba. Entre os seus álbuns lançados está "Sotaques – sobre Toadas", de 2019. Vale a pena conferir! Arte, cultura popular e carnaval original.

SERVIÇO

Evento: 13º Encontro de Cantores de Blocos Tradicionais

Quando: 20 de novembro de 2021 (sábado)

Local: Travessa do Dirceu, no bairro do Diamante (em frente a quadra de esportes do antigo Centro de Artes Japiaçu.

Horário: Das 19h à meia-noite.


Informação: PW

0 comentários:

Postar um comentário